ÍmPares

Conversas sobre filmes e livros

literatura
12 outubro 2023 a 7 junho 2024
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
ÍmPares

O ciclo ÍmPares é dedicado a formas de atenção a obras fílmicas e literárias, propondo-se a realização de cada encontro a partir de uma analogia entre duas obras literárias/fílmicas cuja relação poderá exceder aquelas que melhor conhecemos na história do cinema e da literatura. O ciclo realiza-se até maio de 2024 na Livraria Linha de Sombra.

Sessão 12 outubro: 18h30

Mito de Perséfone e Deméter
Tatiana Faia com Nuno Amada

O Hino Homérico a Deméter e o documentário de Filippos Koutsaftis sobre a vila de Elêusis, A pedra sem riso (2000) são o ponto de partida para uma conversa em torno do significado e da persistência deste mito antigo numa paisagem moderna.

Sessão 16 novembro: 18h30

Nuno Bragança e Cassavetes
Frederico Pedreira com Alda Rodrigues

Nuno Bragança (1929-1985) e John Cassavetes (1929-1989) foram olhados pela crítica como dois autores essencialmente subversivos, insurgentes perante convenções e tradições. Autores de obras várias, de atritos e contrastes por vezes insolúveis, nutriram ambos o interesse por um princípio único organizador da experiência, apostando em fios condutores para as suas obras.

Sessão 12 janeiro: 18h30

Vladimir Nabokov e Stanley Kubrick
Vítor Ribeiro com Nuno Sena

Lolita, filme de Stanley Kubrick estreado há 60 anos e que adaptou o romance de Vladimir Nabokov, revela-se um objeto exemplar nesta problemática, no que insinua ao invés de mostrar, no que codifica ao invés de exibir. A este propósito será referido também O Império do Sol (1987), adaptação de Steven Spielberg do livro homónimo de J.G. Ballard.

Sessão 15 fevereiro: 18h

Charles Chaplin & John Ford
António M. Feijó com Pedro Mexia (20h00)
Exibição de The man who shot Liberty Valance (1962) | 18h00

Procurando revelar as possíveis afinidades que podemos estabelecer com Um Rei em Nova Iorque (1957), a re-exibição de John Ford na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema integra este ciclo enquanto escolha particular de António Feijó. A partir deste filme emblemático de Ford, aliás o último filme a preto-e-branco do realizador quase inteiramente rodado em estúdio, espécie de adeus nostálgico ao western, como grafado por João Bénard da Costa, o convidado conversará com Pedro Mexia sobre a Constituição Americana e a democracia segundo Alexis de Tocqueville, também sob a égide de Chaplin.

Sessão 14 março: 18h

Kirio Urayama & Shusaku Endo
Miguel Patrício com José Álvares (20h)
Exibição de A Mulher que eu Abandonei (1969) | 18h00

Segue-se uma conversa sobre o escritor Shusaku Endô, a partir do universalismo do romance The Girl I Left Behind, e o realizador Kirio Urayama, que injeta historicidade na adaptação do romance para o grande ecrã.

Sessão 15 abril: 18h30

Daniela Thomas & Kleber Mendonça Filho | Abel Ferrara & Søren Kierkegaard
Patrícia Lino e Telmo Rodrigues com Elisabete M. de Sousa

Sessão 7 junho: 18h

Alfred Hitchcock & John Milton
João Figueiredo com Joana Matos Frias (19h30)
Exibição de Young and Innocent (1937) | 18h00

Mais informação aqui

Ficha técnica:

Organização: Helena Costa Carvalho, Inês Vasconcelos, Sofia A. Carvalho

Local: