In memoriam José Barahona
Para o cineasta José Barahona a viagem do cinema começou (como para quase toda a sua geração) no então Conservatório de Cinema. (…) Pouco depois do Conservatório, José Barahona estudou também na famosa Escuela Internacional de Cine y Televisión de Santo António de Los Baños, em Cuba.
(…) Apesar de Barahona ter estudado também na New York Film Academy, é possível definir o seu cinema como o produto destas duas formas de entender (e ensinar) o cinema. De uma banda, o rigor lírico e significante de António Reis, por outro a pujança disponível e entusiasta de Fernando Birri. Desta combinação de opostos complementares resulta uma filmografia singular que se afirmou através da ocupação desse território intermedial e ambíguo que aproxima a ficção da prática documental – “Os meus documentários têm muita ficção lá dentro, e os meus filmes de ficção (…) muito documentário.”. Por isso, José Barahona tornou-se num dos cineastas que mais fizeram avançar o dito Novo Documentário Português que, entre o final dos anos 1990 e o início do novo milénio, se impôs como uma nova vaga estética e prática do cinema nacional.(…)
A Cinemateca presta homenagem a José Barahona (1969-2024), após a sua precoce morte, em novembro do ano passado. (…) Apresentamos agora alguns dos seus filmes organizados
em duas sessões: duas curtas-metragens de ficção e duas longas-metragens documentais híbridas de pendor ensaístico. Destes diálogos propõe-se um olhar sobre a busca enquanto ferramenta narrativa e sobre a memória como reconstituição. Ambas as sessões serão acompanhadas por Carolina Dias e contarão também com a presença de amigos, colaboradores e parceiros artísticos. (Cinemateca Portuguesa)
Programa:
3 fev
PASTORAL
Com João Miguel Rodrigues, Micaela Cardoso, João Lagarto
Portugal, França, 2004 – 25 min
BUENOS AIRES HORA ZERO
Com Lorena Rochón, Bruno Gea, Mariana Rub, Manuel de “La Boca”
Portugal, Argentina, Brasil, 2004 – 69 min
Filmes de José Barahona | duração total da sessão: 94 min | M/12
4 fev
QUEM É RICARDO?
Com Augusto Portela, António Marques, Luís Mascarenhas, João Didelet, Heitor Lourenço, André Gago
Portugal, 2004 – 35 min
ALMA CLANDESTINA
Com Sara Antunes, Paulo Azevedo
Brasil, 2018 – 100 min
Filmes de José Barahona | duração total da sessão: 135 min | M/12
Local: