Ivan ou a dúvida
Sónia Barbosa
Em 2015, a encenadora Sónia Barbosa iniciou uma pesquisa de criação teatral, com base na obra Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski.
Ivan, o segundo filho, foi o escolhido para este início da construção do edifício teatral karamazoviano, deixando de fora muita outra matéria para futuras empreitadas.
Ivan, o enigma. Ivan, o homem que desafia Deus. Aquele que recusa aceitar o dogma sem lhe compreender os fundamentos. Aquele que representa a eterna questão de Dostoiévski: Deus existe? Mas mais do que a questão religiosa e teológica, trata-se aqui da questão da consciência, da liberdade de escolha, desse terrível dom que é o livre arbítrio, com que a Humanidade se tem atormentado durante séculos e séculos.
Se Deus não existe, tudo é permitido ao homem diz Ivan; só a sua capacidade de escolha determinará a diferença entre o que está certo e o que está errado. Onde desenhamos essa linha que diz: daqui não passo?
Ficha técnica:
Ritual de Domingo. A partir de Fiódor Dostoiévski. Sónia Barbosa, encenação; João Jacinto, João Miguel Mota e Nuno Nunes, interpretação.
Local: