Joanna Piotrowska
A exposição expande o projeto desenvolvido para a recente exposição individual da artista com o título Stable Vices, apresentada na Kunsthalle Basel. Estão incluídos novos trabalhos da série Enclosures (iniciada em 2018, e que retrata espaços construídos para o propósito de conter e dominar animais, dentro de jardins zoológicos), especialmente concebidos enquanto papéis de parede: a artista fotografa estas estruturas desocupadas, criando imagens perturbadoras na sensação de vazio que transmitem e, neste caso, criam espaços dentro de espaços, jogando com as noções de interior e exterior. As estruturas documentadas pela artista são simultaneamente habitats protegidos para animais e espaços de aprisionamento, moldados pelas arquiteturas domésticas humanas (com espaços para comer, dormir e recreio, que não existiriam com a mesma definição na natureza). Ao focar a sua lente deste modo, Piotrowska cria conscientemente imagens que revelam o privilégio, controlo, desejo e medo humanos, ao invés de apontarem para qualquer vestígio de animalidade.
A exposição apresenta também imagens da série recente Animal Enrichment, que documenta objetos crípticos e obscuros, que parecem dispositivos para uso humano, quer para cuidados pessoais quer para prazer sexual, que são de fato materiais para a alimentação, brinquedos, instrumentos de incitação, ou outros equipamentos utilizados no entretenimento de animais forcados ao cativeiro, ou usados no seu tratamento enquanto estes os mantêm à distância.
Em diálogo com estes trabalhos a artista concebeu uma instalação de fusos coloridos com corantes alimentares, que reconstrói um segmento de jaula circular que invade o espaço da galeria com a sua presença perturbadora e circense.
Terça a sábado, das 11h às 19h
Local: