Este evento já ocorreu.

Conferências e Ciclos de Conversas na Biblioteca de Alcântara

ciências
4 junho a 30 junho 2022
vários horários
Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho
Conferências e Ciclos de Conversas na Biblioteca de Alcântara

No âmbito da sua programação cultural mensal, a Biblioteca de Alcântara apresenta um conjunto de conferências e conversas com temas culturais, científicos e políticos, entre outros.

A 4 de junho, pelas 15 horas, o tema é Crescer Até Rebentar?

Trata-se de um ciclo de eventos mensais ao longo de 2022, organizado pela Rede para o Decrescimento em parceria com a Biblioteca de Alcântara, para assinalar os 50 anos da publicação do livro “Os Limites ao Crescimento”. A sessão do mês de junho será em torno do “Dia Global do Decrescimento – Caminhos de Transformação”.

11 de junho, às 16H:  Zeca e Adriano: da Balada de Coimbra ao Canto de Intervenção

Em 2022 assinalam-se os 40 anos da morte de Adriano Correia de Oliveira e, também, os 35 anos da morte de José Afonso. Em parceria com a Associação José Afonso (AJA) a Biblioteca de Alcântara presta homenagem a dois dos maiores vultos da música portuguesa através de duas palestras animadas com música.

17 de junho, às 18H30: Passado, Presente e Futuro dos Partidos Políticos em Portugal – PAN e PEV

Ciclo de conversas centrado na problemática da representação política em Portugal, que procura contribuir para um conhecimento mais profundo do nosso sistema político e para uma cidadania mais informada, crítica e interventiva. A sessão de 17 de junho será sobre o PAN e o PEV, em torno do livro História do Partido Ecologista “Os Verdes” e do Pessoas-Animais-Natureza dos autores Pedro Silveira, Susana Nina e Luís Humberto Teixeira. Este Ciclo tem a Coordenação Científica do Professor José Santana Pereira, do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP) do ISCTE-IUL.

18 de junho, às 16H: Nada é por acaso ou sem sentido” – Conversa com Mauro M. Nakamura

Tudo o que vivemos tem uma causa, e tudo o que fizermos hoje terá consequências no futuro, sejam elas boas ou más, felizes ou infelizes. Se o que fazemos tem um objetivo e valor, então nada é por acaso ou sem sentido. Existe um propósito para viver e um caminho que nos leva até à sua conclusão, nesta vida. Numa conversa descontraída, o professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, Mauro M. Nakamura, explica e responde às questões das pessoas que desejam compreender melhor as relações de causa e consequência da nossa vida, primeiro passo para um quotidiano melhor e uma vida feliz.

30 de junho, das 18H30 às 20H: Ética e Sustentabilidade, por Ezequiel Santos

Ciclo de Seminários no contexto da partilha e debate dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) enquadrados na disciplina de Ética e Responsabilidade Social da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – Eshte em parceria com a Biblioteca Camões. Pretendemos que este património em constante construção seja mais aberto à comunidade, beneficiando de um debate com a pluralidade de stakeholders centrais na sustentabilidade.

Local:

Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho

biblioteca, equipamento municipal
Rua José Dias Coelho, 29 218 173 730 http://blx.cm-lisboa.pt/

bib.alcantara@cm-lisboa.pt