Kellerkino
Cinema na Biblioteca
O Kellerkino – Cinema na biblioteca é um ciclo de cinema dedicado ao melhor cinema alemão contemporâneo. De duas em duas semanas, sempre às terças-feiras, é possível assistir a grandes filmes alemães.
5 fev
O Milagre de Berna
De Sönke Wortmann (2003, 118 min.)
Depois de alguns anos como prisioneiro de guerra, o antigo operário mineiro Richard Lubanski regressa finalmente a casa. Durante a sua ausência, a mulher abriu um restaurante e criou sozinha os filhos, por isso a tentativa de Richard de recuperar à força o papel de chefe da família encontra alguma resistência por parte dos filhos. Mathias, o filho mais novo, tenta distrair-se das discussões familiares com a sua grande paixão: o futebol. O seu grande sonho é viajar até Berna para ver a final do Mundial de Futebol de 1954. Inicialmente, o pai começa por não lhe fazer a vontade, mas depois parece dar-se uma aproximação entre as gerações.
19 fev
Magical Mystery
De Arne Feldhusen (2017, 111 min.)
Hamburgo, meados dos anos 1990. Karl Schmitt encontra por coincidência alguns amigos do tempo anterior à reunificação da Alemanha. Karl sofreu um esgotamento nervoso e esteve internado num hospital psiquiátrico. Já os seus amigos, transformaram-se entretanto em estrelas da música techno. A banda está à procura de um condutor para a sua digressão pela Alemanha e Karl parece ser o homem indicado esse trabalho. Começa assim uma viagem alucinante com uma mão cheia de techno-freaks e um condutor algo desequilibrado. O que poderá correr mal?
12 mar
A Tua Beleza Não Vale Nada
De Hüseyin Tabak (2012, 86 min.)
O pequeno Veysel é um rapaz meio curdo meio turco que chegou há pouco tempo em Viena. Os escassos conhecimentos linguísticos, a pressão escolar, os conflitos familiares e a permanente ameaça de extradição do país são as suas grandes preocupações. Para conseguir suportar o quotidiano, Veysel refugia-se em sonhos e na companhia da sua colega de turma Ana, por quem está secretamente apaixonado. Quando tem de declamar um poema para a aula de alemão, Veysel escolhe o poema “A tua beleza não vale nada”, para tentar impressionar Ana. Mas antes vai ter de pedir a ajuda do vizinho Cem para fazer a tradução.
Local: