Este evento já ocorreu.

Labirintos e Abalos Sísmicos

artes
28 junho a 31 outubro 2023
vários horários
Galeria Francisco Fino
Labirintos e Abalos Sísmicos

Vivemos uma época na qual tudo ao nosso redor está prestes a colapsar: o clima, o capitalismo, a democracia, as gastas epistemologias ocidentais, as falsas promessas tecnológicas, a ilusória cisão entre natureza e cultura.

Caso fossem convocadas a responder à tal crise, provavelmente as obras reunidas na exposição Labirintos e Abalos Sísmicos nos diriam que não se trata de consertar aquilo que colapsa em busca de uma suposta ordem, tampouco seria o caso de escapar ao tremor, mas sim, antes, habitá-lo.

Ou seja, deveríamos “permanecer com o problema”. Em meio a um mundo perpassado por cataclismos e transformações biotecnológicas, a suposta realidade, já fraturada e ameaçada, ganha rasgos ficcionais, envolta em uma atmosfera de instabilidade semântica, delírio e paranoia.

Entre a paisagem dita real e aquela virtual, sem que por vezes saibamos diferenciar uma da outra, emergem corpos em transformação, entes orgânicos e inorgânicos cuja natureza híbrida, ou mesmo artificial, acaba por relativizar a própria ideia de natureza. 

Luísa Duarte e Bernardo José de Souza

Terça a sexta, das 12h às 19h, sábado, das 14h às 19h


Ficha técnica:

Artistas: Gabriel Abrantes, Daniela Ângelo, Vasco Araújo, Anderson Borba, Vivian Caccuri, Paloma Bosquê, June Crespo, Joana Escoval, Dayana Lucas, Solange Pessoa, Diana Policarpo, Leticia Ramos, Matheus Rocha Pitta, Daniel Steegmann Mangrané, Tadáskía e Adriana Varejão

Curadoria de Luísa Duarte e Bernardo José de Souza

Local: