LEFFEST – Lisbon Film Festival
2024
O LEFFEST- Lisbon Film Festival atinge a maioridade com uma programação que acontece exclusivamente em Lisboa. O festival inclui muitas antestreias, quatro retrospetivas, um programa dedicado à representação da guerra no cinema e um ciclo de cinema erótico. A Palestina, Kafka e Camões têm também destaque nesta 18.ª edição, com sessões que incluem filmes, debates e leituras.
Na seleção Fora da Competição destaque para os filmes de abertura, que arrecadaram prémios em Veneza: O Quarto ao Lado, o mais recente trabalho de Pedro Almodóvar, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, e The Brutalist, de Brady Corbet, que ganhou o Leão de Prata para melhor realizador. Em Competição são de salientar On Falling, da portuguesa Laura Carreira, um retrato da precariedade financeira e social contemporânea, e BlacK Dog, do chinês Guan Hu, uma história de redenção e renovação sobre a ligação entre um homem e um cão.
Quatro retrospetivas estão programadas no festival. O cineasta português Miguel Gomes tem a primeira mostra integral da sua obra, revelando o seu cinema de autor que promove o diálogo entre o real e o imaginário. Jonás Trueba, realizador espanhol, marca também presença no evento para apresentar uma obra íntima focada no quotidiano. A francesa Patricia Mazuy e o veterano austríaco Michael Haneke, são os outros dois cineastas homenageados.
O conceito de erotismo é o epicentro de um ciclo de 20 filmes que ajuda a compreender a sua evolução e significado na história do cinema. Dos primórdios do cinema aos nossos dias, destacam-se obras como A Bela de Dia, de Luis Buñuel; Calígula, de Tinto Brass; Ecstasy, de Gustav Machatý; O Êxtase dos Anjos, de Kôji Wakamatsu; Teorema, de Pier Paolo Pasolini. De salientar ainda o cine-concerto que apresenta a versão recentemente restaurada da série Les Vampires (1915), de Louis Feuillade, acompanhada pela música ao vivo da Rodrigo Amado Unity.
Produções recentes e realizadores menos conhecidos do público são revelados. De assinalar: L’histoire de Souleymane, de Boris Lojkine, interpretado por Abou Sangare e galardoado com o prémio de Melhor Performance na secção Un Certain Regard, em Cannes; Les Fantômes, primeira obra de ficção de Jonathan Millet, e One of Those Days When Hemme Dies, primeiro filme de Murat Fıratoğlu como realizador e ator, que venceu o Prémio Especial do Júri Orizzonti, em Veneza.
Imagens de Guerra, Guerra das Imagens é um programa que reflete sobre a evolução da representação visual da guerra e que apresenta 20 filmes, um debate com o filósofo Slavoj Žižek e o realizador Udi Aloni, a exposição Guerra e Paz com fotografias de Marie-Laure de Decker e Noël Quidu, e uma conversa com o jornalista Jean Hatzfeld. Também em tempos de guerra o festival presta homenagem à Palestina com um conjunto de sessões que recordam a história do país.
Os 500 anos de nascimento de Luís de Camões são celebrados com a exibição de Camões, de Leitão de Barros, em cópia digitalizada e restaurada e com leituras da poesia do autor, por jovens alunos do Liceu Camões e por atores, musicadas por JP Simões e Carlos Maria Trindade. Também o centenário da morte de Franz Kafka é assinalado com a programação de um ciclo de filmes baseados na obra do autor e de um recital, Kafka – (un)musical ! (?), de Nuno Vieira de Almeida inspirado em excertos de diários, contos, cartas e poemas e onde se podem ouvir obras de Kurtág, Petr Eben, Brahms, Max Brod, Krenek e Bizet. AF
Programação integral aqui
6 € e 8 €
Local:
Cinema Nimas
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.
MUDE - Museu do Design
Email geral: mude@cm-lisboa.pt
Abril a setembro: Terça a quinta, das 10h às 19h | sexta e sábado, das 10h às 21h | domingos e feriados, das 10h às 19h
Outubro a março: Terça a quinta, das 10h às 18h | sexta e sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h
Encerra a 25 de dezembro e 1 de janeiro