Loretta Fahrenholz
Circle navel nil
O Lumiar Cité acolhe a primeira exposição individual de Loretta Fahrenholz em Portugal. A artista plástica e cineasta alemã apresenta a estreia de um dos seus últimos vídeos, produzido para um concerto da artista e compositora norte-americana Kim Gordon (Sonic Youth e Body/Head).
O vídeo mostra uma colagem de cenas de rua rodadas em diversos estados norte-americanos, tornando-se no cenário de fundo para uma série de fotografias captadas pela artista durante a sua residência artística em Lisboa no verão de 2020. As imagens do ecrã plasma que apresenta o vídeo e as fotografias de médio e grande formato fundem-se numa instalação cujo impacto se manifesta tanto no interior como no exterior da galeria.
As fotografias são criadas a partir de uma técnica que Fahrenholz tem vindo a desenvolver no seu trabalho, fragmentando os motivos, neste caso um grupo de mulheres, até ao extremo do irreconhecível. Aliada ao título da exposição, esta desconstrução faz referência a aspetos da história da arte e às mudanças nas condições sociais nas duas primeiras décadas do século XX.
O título da exposição Circle Navel Nil é inspirado no poema Hell’s Wisdom da artista dadaísta alemã Elsa von Freytag-Loringhoven que, à semelhança da pintura de vanguarda, explorou a fragmentação, a alteração da perspetiva e a dissolução corpórea nos seus textos.
Quarta a sexta, das 15h às 19h, sábado e domingo, das 10h às 13h
Local: