Luísa Costa Gomes
A outra coisa
A Galeria Monumental abre a sua programação de 2025 com a inauguração da primeira exposição individual da escritora Luísa Costa Gomes – A Outra Coisa.
Escreve Luísa Costa Gomes, Entre uma coisa e a outra coisa, entre a náusea do excesso e o horror ao vazio, pintar é brincar com a figura e o seu desfigurar, com o gesto que forma e deforma, combatendo na medida do útil e necessário, a harmonia pré-estabelecida da figura e do fundo, a sua hierarquia fisiológica, do Isto no Aquilo. (…)
Mas enquanto não detecta a figura, o olho inquieta-se. Busca, fareja e, no jardim, compõe caramanchões e das manchas faz magnólias, bancos à espera de mulheres que neles se reclinem, encontra banheiras sem baigneuses, camas sem dormeuses, clareiras sem danseuses. Provavelmente estarão, mas obnubiladas pela luz, escondidas bem à vista, nessa memória abismada em Bonnard. E penso em Bonnard como espectadora das suas luzes, numa homenagem o seu tanto gauche e carnavalesca. Será possível agir sobre o papel sem reconhecer a história dessa mesma acção? Será possível ver sem construir o contexto da visão?
Terça a sábado, das 15h às 19h30
Local: