Este evento já ocorreu.

Maria Pia Oliveira

O Ponto Perfeito

artes
22 novembro 2019 a 4 janeiro 2020
vários horários
Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações
Maria Pia Oliveira

A exposição divide-se em três momentos. Uma sala apresenta desenhos de diferentes dimensões feitos a grafite, pastel e tinta, parte deles são da série “Folhas Cósmicas”, outros foram desenvolvidos em torno da poética da busca do Ponto Perfeito e do Cosmos, onde a escrita e a palavra estão presentes. Também nesta sala podemos observar a escultura Scotland, uma torre negra mate cujo interior, visível através de orifícios, tem a cor e o efeito de musgo.

Numa outra sala, entramos por uma espiral; ”A Teia”, em que a luz, a manta de coco e a visível trama de fios translúcida, produz um efeito de sombras de muitas linhas orgânicas projetadas nas paredes, no chão e no teto, reforçando assim a ideia de “teia emaranhada do mundo”. No fim deste percurso encontra-se suspensa a escultura “O Vale de Lágrimas”, cenicamente iluminada e simulando o planeta Terra em chamas ardentes.

Na última sala podemos ver a escultura “Jóias do Deserto”, composta por várias peças com formas orgânicas, feitas em grés e com diferentes dimensões, e a escultura “Pilar da Criação”, que parte do elemento fogo, na sua base, até chegar à claridade. Ambas utilizam a cor preta mate e orifícios tridimensionais de diversas cores. Aqui podemos imaginar como as pedras preciosas são ao despontar das profundezas do ser, na sua ansia da “Perfeição” ou como são as estrelas no imenso cosmos.
O desenho intitulado “A Grande Lágrima”, exposto na mesma sala, forma um diálogo formal com ambas as esculturas.

Segunda a sexta, das 10h às 18h, sábado, das 14h às 18h


Ficha técnica:

Curadoria de Manuel Costa Cabral

Local: