Este evento já ocorreu.

Martim Brion

Matter informs form – language informs thought

artes
7 julho a 2 setembro 2022
vários horários
Nave
Martim Brion

Os trabalhos apresentados fazem parte da série Ponto Contraponto que esteve patente em maio, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, com curadoria de João Pinharanda. Esta exposição marca a entrada do artista na Galeria NAVE, representando a sua obra em Portugal.

O trabalho de Martim Brion apresenta-se como que isento de toda a subjectividade. Partimos de um conjunto de inscrições que entendemos como o eixo do seu pensamento e acção artística para analisarmos depois o lugar da escultura e da pintura no seu trabalho.

Apesar das numerosas fissuras de subjectividade assinaladas no edifício dos dois conjuntos apresentados, o trabalho de Martim Brion aparece, realmente, como um jogo. Esse jogo é feito, não contra o mundo natural, pois Martim Brion usa os elementos matriciais desse mundo (os padrões de cor, as geometrias puras e as combinatórias desses elementos), mas sem ter em conta a sua variabilidade infinita (ou seja, a “impureza” orgânica da natureza).

Martim Brion balança assim entre a pureza idealizada dos meios que elege como elementos do seu vocabulário e tem ao seu dispor a instabilidade permanente proporcionada pelas possibilidades de associação.
João Pinharanda, maio 2022 (Excerto do texto da exposição Ponto Contraponto)

Segunda a sexta, das 12h às 19h


Ficha técnica:

Curadoria de João Pinharanda

Local:

Nave

galeria
Travessa do Noronha, 11 B 211 374 840