Matiné Sonora #2
Icarus + DeGelo
Icarus é um projeto de arte-ciência que chama a atenção para a vulnerabilidade da natureza e dos recursos biológicos. As protagonistas são as diatomáceas – microalgas únicas que prosperam em todos os sistemas aquáticos do planeta. As diatomáceas são importantes, pois fornecem cerca de um quarto do oxigénio global enquanto reduzem o dióxido de carbono da atmosfera pela fotossíntese.
No entanto, uma das características mais surpreendentes das diatomáceas são as suas conchas transparentes feitas de vidro. A concha de vidro da diatomácea carrega estruturas periódicas, invisíveis ao olho humano. Na verdade, as estruturas são tão pequenas que podem interferir com a luz.
Em Icarus, as conchas de vidro das diatomáceas são escaladas em esculturas de gelo de um metro de largura. O gelo tem duas características principais interessantes para esta abordagem:
1) O gelo é transparente e assemelha-se às propriedades das minúsculas conchas de vidro;
2) Nas condições ambientais, o gelo derrete – e a obra de arte desaparecerá, assim como os recursos naturais e a biodiversidade, se não prestarmos atenção às pressões antropogénicas.
Programa:
17h – Inauguração da instalação Icarus de Francisca Rocha Gonçalves & Johannes Goessling
18h – Palestra sobre o projeto Icarus com Francisca Rocha Gonçalves & Johannes Goessling
19h – DeGELO – Matéria Viva – Performance de João Bento
João Bento explora nesta versão da sua escultura sonora DeGELO outras possibilidades de abordagem a esta matéria. Trabalhando-a ao vivo e redescobrindo novas perspetivas de relação, seja com a música, o corpo ou com o uso de diferentes materiais para trabalhar a matéria de Gelo, a peça, viva e fluida, quer transmitir sensações e emoções associadas ao fenómeno natural de descongelamento, traduzindo-se numa experiência multissensorial. Um organismo em transformação.
Reservas em geral@sonora.pt
Ficha técnica:
Sonora Associação Cultural
8 €