MONSTRA 2022
Festival de Animação de Lisboa
A 21.ª edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa tem como tema a Animação Analógica e Digital e as diferenças de imaginários entre o norte e o sul, o leste e o oeste. A programação tem assim por base as técnicas e estéticas utilizadas nos antigos e novos filmes, e em obras que associam a imagem, desenhada ou esculpida, a novas imagens criadas por meios digitais.
A Bulgária é o país homenageado nesta edição. Para comemorar os 75 anos da criação do departamento de animação daquele que foi o Instituto Nacional da Cinematografia Búlgara, é exibida uma retrospetiva dedicada ao cinema de animação búlgaro. O programa inclui nomes de grandes mestres como Todor Dinov, Ivan Vaselinov, Stoyan Dukove, Slav Bakalo, e realizadores contemporâneos, entre eles Vessela Dantcheva, Andrey Koulev e Dimitar Dimitrov. Partindo da programação do país convidado nasce a secção Da Europa de Leste para Portugal numa colaboração única com quatro festivais: Animateka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia).
Nas estreias destaque para a estreia mundial de To Put It Mildly, do realizador búlgaro Anri Koulev, e para Flee, de Jonas Poher Rasmussen, nomeado para os Óscares de Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional. A história segue Amin Nawabi, um homossexual de 36 anos que chegou à Dinamarca como refugiado afegão, aos 15 anos de idade. Em antestreia é exibido Belle, de Mamoru Hosoda que narra a transformação de Suzu, uma estudante tímida que mora numa vila rural e que ao entrar em “U”, um enorme mundo virtual, se transforma em Belle, uma cantora online, mundialmente adorada.
Na competição de longas-metragens a atenção vai para Ma Famille Afegahn, da realizadora checa Michaela Pavlátová, que ganhou o Prémio Especial do Júri no prestigiado Festival de Animação de Annecy. Na competição de curtas-metragens são de salientar: Bad Seeds, de Claude Cloutier, uma fábula moderna protagonizada por duas plantas carnívoras; Bestia, de Hugo Covarrubias, inspirada em eventos reais, segue um agente secreto da polícia durante a ditadura militar no Chile; e Affairs of the Art, de Joana Quinn, sobre as obsessões de uma família. De salientar ainda na competição nacional Who Can Resist? filme de Pedro Serrazina que ilustra a música de Rodrigo Leão e a voz de Kurt Wagner, e O Homem do Lixo, o mais recente trabalho de Laura Gonçalves.
O festival inclui também um programa especial dedicado ao cinema de animação brasileiro e a comemoração, na secção Históricos, dos 85 anos de Branca de Neve e os Sete Anões, primeira longa-metragem de animação da Disney. São ainda apresentadas várias exposições, entre elas: Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do Meu Avô no Museu da Marioneta e Desenhos de Animação e 10 anos BAP, na Sociedade Nacional de Belas Artes. A Monstrinha está também de regresso com muitas sessões dedicadas ao mais novos.
Programação integral aqui
Local:
Cinema City Alvalade
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.