Mostra Taturana de Cinema: Democracia e Antirracismo
A 2.ª Mostra Taturana de Cinema: Democracia e Antirracismo, realizada em parceria com a Coalizão Negra por Direitos, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e Wonder Maria Filmes (Portugal), reúne curtas e longas-metragens documentais, brasileiros e de outros países, sob a premissa de que não é possível falar em democracia sem se comprometer com a luta antirracista. A mostra realiza-se presencialmente (Brasil e Portugal) e online.
O Museu do Aljube acolhe, no dia 19 de setembro, a exibição de filmes e um debate. Realiza-se ainda um passeio, Caminhada Lisboa Negra: memória e possíveis diálogos sobre essa presença na cidade e no presente, às 10h.
Mais informação aqui
Programa:
10h
Caminhada com Batoto Yetu Portugal
O roteiro da caminhada aborda a importância da cultura angolana, cabo-verdiana e brasileira no aparecimento e reconhecimento daquele que é considerado o maior património imaterial em Portugal: o fado. Essa manifestação cultural surgiu em Lisboa associada à dança em contextos populares. O percurso visita espaços frequentados pelos portugueses de origem africana e traz referências ou imagens onde essa socialização tinha lugar.
16h
Filmes
Arriaga / Bastien / Dor Fantasma / Entremarés / Febre Amarela / Travessia
17h
Debate: O cinema como estratégia – rumos e possibilidades para filmes antirracistas
Com Angella Graça, Maíra Zenun, Mamadou Ba e Marta Lança
Mediação: Fernanda Polacow
Passeio e sessão presencial no Museu do Aljube sujeita a inscrição até dia 17 de setembro | mostrataturanapp@gmail.com
Local: