Mozart & Dvořák
Solistas da Metropolitana
Quando se mudou para Viena, em 1781, Mozart conheceu os Quartetos Op. 33 de Haydn, e tudo mudou. Compôs então um quarteto que ficou conhecido como Quarteto Primavera, em virtude da jovial serenidade que o atravessa. Era uma cabal demonstração de competência da parte de um jovem adulto que pretendia afirmar-se para lá da fama de criança prodígio que ainda o perseguia. Passada a primavera e mais um século, do outro lado do Atlântico, foi num verão ameno rodeado pela natureza que Dvořák compôs o quarteto Americano. Instalara-se em 1892 em Nova Iorque e gozava um período de férias no Estado de Iowa, onde visitou uma comunidade de imigrantes seus compatriotas. Para lá da música da Boémia, ressoam os espirituais negros e o canto do sanhaçu-vermelho, um pássaro nativo daquela região.
Programa
W. A. Mozart Quarteto de Cordas N.º 14, (A Haydn) Primavera
A. Dvořák Quarteto de Cordas N.º 12, Americano
Ficha técnica:
Mariana Moita, Luis Tonicher - violinos
Leonel Andrade - viola
Alessio Cunha - violoncelo
[Alunos do Estágio/Pós Graduação em Performance Orquestral Avançada]
Local: