Mulheres e Resistência
Novas Cartas Portuguesas e outras lutas
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade apresenta a exposição Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas.
A exposição adota o nome do célebre livro, publicado em 1972 e cuja primeira edição foi recolhida e destruída pela Censura apenas três dias após o seu lançamento. Nos 50 anos da escrita das Novas Cartas Portuguesas (1971), que deu origem ao processo das Três Marias, o Museu do Aljube revisita a atualidade da luta das mulheres pelos seus direitos.
A partir da obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, procura-se compreender o papel da repressão, o valor da solidariedade e a importância da vitória deste processo literário e político. A exposição pretende revelar e relevar o contributo de tantas mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril. Destacam-se os processos originais de censura, um vídeo de testemunho de mulheres resistentes antifascistas que estiveram presas e ou viveram na clandestinidade. Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da liberdade no nosso país,
A partir desta exposição apresenta-se também uma vasta programação paralela, que inclui sessões de cinema, conversas e outras atividades, que pretendem ligar múltiplas perspetivas sobre a luta pela igualdade e pela liberdade, o tanto que já foi feito e o muito que continua por fazer.
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ficha técnica:
Curadoria de Rita Rato e Joana Alves
Local: