Museu da Água com as Jornadas do Património
No âmbito das Jornadas Europeias do Património o Museu da Água programa as seguintes atividades gratuitas:
20 setembro
Barbadinhos a Vapor: 15h
Ponto de encontro: Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
Rua do Alviela, 12 (Lisboa)
Marcação: tel. 218 100 215 ou mda.epal@adp.pt
De uma antiga Estação Elevatória a Vapor, destinada à elevação da água do rio Alviela, nasceu o projeto do Museu da Água. O espaço musealizado, instalado na cerca de um antigo convento franciscano, é uma homenagem à memória da água na história da indústria deste serviço e assume um papel educativo da maior relevância junto da comunidade escolar.
A visita a este espaço inclui: percurso no jardim, a sala da exposição de longa duração, o corpo das máquinas e algumas áreas reservadas. Será ilustrada a história do modo de produção do vapor e da elevação da água, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, um papel de relevo – os trabalhadores da Companhia das Águas de Lisboa (CAL).
Amoreiras 360.º: 16h
Ponto de encontro: Aqueduto das Águas Livres
Calçada da Quintinha, nº 6 (Lisboa)
Fim da visita: Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras
Marcação: tel. 218 100 215 ou mda.epal@adp.pt
A visita guiada panorâmica, que permite viajar no tempo e conhecer Lisboa a 360º, tem início no Monumento Nacional Aqueduto das Águas Livres, atravessa o Amoreiras 360º Panoramic View, localizado a 174 metros acima do nível do mar, e termina no Terraço do Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras.
O percurso pedonal constitui uma oportunidade única para compreender o desenvolvimento urbano da cidade através da perspetiva dos circuitos e da história da Água.
Rota da Água: 16h
Ponto de encontro: Casa do Registo – Rua das Amoreiras, 12
Fim da visita: Reservatório da Patriarcal – Jardim do Príncipe Real
O percurso compreende um trajeto com cerca de 1 km desde a Casa do registo (Por debaixo do reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras) até ao reservatório da Patriarcal (saída no Jardim do Príncipe Real). Visita guiada no âmbito da sustentabilidade. Através dos tempos iremos compreender a importância do elemento água nas vertentes da cidadania, da higiene e da saúde.
Marcação obrigatória para o email: mda.epal@adp.pt ou tel. 218 100 215
Nos dias 21 e 22 de setembro, sábado e domingo, os vários núcleos do Museu da Água terão entrada livre nos seguintes horários:
Aqueduto das Águas Livres | Calçada da Quintinha, nº 6 (Campolide)
10h00 - 17h30
Reservatório da Mãe d‘Água das Amoreiras
10h00 - 13h30
Jardim das Amoreiras
Reservatório da Patriarcal
12h00 - 19h00
Jardim do Príncipe Real
Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos | Rua do Alviela, 12 (à Calçada dos Barbadinhos)
10h00 - 12h30 e 13h30 - 17h30
Local: