Este evento já ocorreu.

Netos de Gungunhana

O Bando/ Mia Couto

teatro
25 outubro a 11 novembro 2018
qua: 21h; qui: 21h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 17h30
São Luiz Teatro Municipal
Netos de Gungunhana

A partir das mais de 1200 páginas da “trilogia moçambicana” de Mia Couto As Areias do Imperador, o Teatro O Bando e um elenco de atores portugueses, brasileiros e africanos uniram-se para “uma reflexão sobre o mundo de hoje” a partir da “figura mitológica” do último imperador do então denominado Estado de Gaza, Gungunhana, conforme ficou conhecido pelos portugueses.

À sombra da copa de uma árvore que extravasa do palco para a plateia, vários netos do imperador (e presume-se que ele tenha tido mais de 300) reúnem-se numa conferência conduzida em inglês (língua franca ou forma de imperialismo?). Porém, cada neto depressa se liberta do protocolo linguístico e passa a expressar-se no “português colonial”. Mas, com ele, surge o sotaque e formas idiomáticas, traços de riqueza identitária de cada individuo que nenhuma forma de colonização pode liquidar.

Dessa riqueza da palavra e, consequentemente, da expressão do pensar e do sentir, contam-se as histórias do derrotado senhor da guerra Gungunhana, da jovem e sofrida Imani e do sargento português Germano Melo que por ela se enamorou.

[texto de Frederico Bernardino-ACL]

Netos de Gungunhana

O que aí vem… Netos de Gungunhana – Teatro O Bando no São Luiz Estreia na próxima quinta-feira, 25, e fica em cena até 11 de novembro.Informação e bilhetes: www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/netos-de-gungunhana

Posted by São Luiz Teatro Municipal on Friday, 19 October 2018

Ficha técnica:

SLTM/ O Bando/ Teatro do Instante/ Fundação Fernando Leite Couto. A partir de Mia Couto. João Brites, dramaturgia e encenação; Alice Stefânia, Bruno Huca, Diego Borges, Fernando Santana, Raul Atalaia, Rita Couto, Sufaida Moyane, Suzana Branco e Té Macedo, interpretação.


12 € e 15 € - (ver descontos)

Local: