Nevarte Essayan
Revelando o lado mais íntimo da coleção Gulbenkian, esta exposição explora as histórias cruzadas e entrelaçadas da vida de Nevarte Essayan com a coleção reunida pelo seu marido, Calouste Gulbenkian.
A história de uma coleção reflete, como um espelho, as vidas entrelaçadas de artistas, colecionadores e negociantes. Esta exposição transcende as dimensões mais visíveis e revela outra figura: Nevarte Adèle Essayan Gulbenkian. Casada com Calouste Gulbenkian, ficou conhecida como «a mulher mais rica do mundo» e, em círculos privados, como a «alma da festa». Esta caracterização é superficial e levanta duas questões: quem foi Nevarte e que histórias partilha com a Coleção?
Ao relacionar objetos que, tendo sido adquiridos pelo Colecionador, integraram maioritariamente os aposentos de Nevarte nas casas onde viveu em Londres e Paris – após sair de Constantinopla (Istambul), onde nasceu em 1875 – destaca-se a sua identidade e percurso. Mulher arménia, instruída, cosmopolita, extrovertida, pouco convencional e entusiasta da vida, estabeleceu ligações sociais, familiares e afetivas que se estenderam do Médio Oriente a Lisboa.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Local: