Noite da Literatura Europeia
Edição de 2019
Cabe este ano à Colina de Santana acolher a Noite da Literatura Europeia, que na sua 7.ª edição é já uma tradição na cidade de Lisboa. A festa arranca com um espetáculo de abertura que conta com a presença de um convidado especial, a Casa Fernando Pessoa, que num evento sob o titulo A língua às portas do céu da boca reúne os poetas Golgona Anghel, José Luiz Tavares, Margarida Vale de Gato, Miguel Cardoso, Marta Chaves e Vasco Gato.
As habituais leituras de excertos de obras europeias decorrem nos diversos espaços da Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, da Biblioteca de São Lázaro, da Galeria Monumental, da Escola Básica N.º 1 de Lisboa – Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, do Paço da Rainha e das Carpintarias de São Lázaro. As leituras têm a duração de 10 a 15 minutos e repetem-se de meia em meia hora, para permitir que público assista a todas as sessões.
Do romance à poesia, passando ainda pelas histórias de fantasia, estão representados autores de 14 países: como Daniel Kehlmann (Alemanha), Judith Nika Pfeifer (Áustria), Dubravka Oraić Tolić (Croácia), Leopoldo María Panero (Espanha), Maria Turtschaninoff (Finlândia), Maylis de Kerangal (França), Christos Ikonomou (Grécia), John Banville (Irlanda), Enrico Ianniello (Itália), Olga Tokarczuk (Polónia), Fiona Mozley (Reino Unido), Kamil Bouška (República Checa) e Radu Paraschivescu (Roménia). João Tordo, que lançou recentemente o romance A Mulher que Correu Atrás do Vento, dá voz à literatura portuguesa. LAE
Local: