Num Mundo Que Se Reinventa
Gaivotas no Pátio
O programa apresentado inclui quatro obras da nova produção cinematográfica portuguesa, assinadas por igual número de jovens realizadores.
Programa:
12 setembro: 21h
Frágil
De Pedro Henrique | POR, 2022, 98 min., M/14
A noite e o clubbing são vividos enquanto últimos espaços de resistência a um mundo de obrigações e instituições. O filme acompanha um grupo de amigos que tudo faz para adiar o regresso a uma vida “normal”. Não há coisa mais importante do que a rebeldia contra o sistema – especialmente quando é praticada com os amigos.
18 setembro: 21h
Serpentário
De Carlos Conceição | POR, 2019, 85 min., M/12
Um rapaz vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe em busca do fantasma da sua mãe.
3 outubro: 21h
Super Natural
De Jorge Jácome | POR, 2022, 85 min., M/12
Um objeto artístico criado em parceria com o Teatro Praga e protagonizado pelos intérpretes da companhia Dançando com a Diferença, que atuam em espaços naturais e urbanos exuberantes da ilha da Madeira. Super Natural interfere e procura quem está à sua frente. Ambiciona ativar um efeito, um relaxamento hipotético, uma experiência sensorial para o espectador que está fora da tela, fazendo com que este se sinta dentro dela.
17 outubro: 21h
Mato Seco em Chamas
De Joana Pimenta e Adirley Queirós | POR/BRA, 2022, 153 min., M/14
A história dá a conhecer as vidas de Léa, Chitara e Andreia, na Ceilândia, periferia de Brasília, e acompanha o seu negócio de venda de petróleo, encontrado em oleodutos sob a cidade. Num momento em que o Brasil atravessa mudanças dramáticas no seu cenário político, o filme procura responder à questão e ao slogan nacional: e se o petróleo fosse mesmo nosso?
Local: