Este evento já ocorreu.

Nuno Duarte

As Almas da Baixa de Lisboa

artes
18 maio a 31 agosto 2022
vários horários
Clínica Miguel Calhau
Nuno Duarte

É a primeira exposição de Nuno Duarte e é também a concretização de um projeto que começou a ganhar forma em julho de 2019 quando o fotógrafo, que no passado foi jornalista, mas que na altura se dedicava à produção de conteúdos e gestão de marketing digital, se tornou regular a fazer retratos de rua e a divulgá-los na sua página do Instagram.

Considera-se um nómada que percorre as ruas sem nunca saber de antemão o que vai encontrar. Não gosta de poses porque defende que a verdadeira magia de um bom retrato reside no facto deste conseguir captar a alma do fotografado: Só assim o que o retrato mostra pode ser interpretado intemporalmente e por qualquer ser humano, independentemente da sua nacionalidade, cultura, raça, idade ou religião. A linguagem da alma é o idioma universal da nossa espécie e quando fica registada numa fotografia faz com que essa imagem, apesar de estática, comunique, ganhe vida e movimento.

Na Baixa de Lisboa, o fotógrafo encontra a diversidade de seres humanos, ou melhor, de “almas”, que procura. No entanto, garante que para conseguir fazer os retratos que faz teve de começar a fotografar de forma diferente à de outros fotógrafos: Sempre que é observada a alma esconde-se e, por isso, nunca peço autorização prévia a quem fotografo. As pessoas estão habituadas a usar máscaras perante a câmara. As que se sentem à vontade, sorriem. As que são tímidas, retraem-se e, fruto dessa retração, não gostam de se ver e acham que não são fotogénicas. Certo é que sempre que avisadas de antemão que lhes vou fazer um retrato, escondem a alma e as suas emoções mais genuínas. Prefiro, por isso, que se descubram posteriormente.

Segunda a sexta, das 9h às 18h


Local: