O Belo, a Sedução e a Partilha

Tocador de alaúde... de Jacques des Rousseaux

artes
28 janeiro a 11 maio 2025
vários horários
Museu Nacional de Arte Antiga
O Belo, a Sedução e a Partilha

Oriunda de Tourcoing, no norte de França, a família Rousseaux estabeleceu-se em Leiden, como muitas outras famílias de regiões francófonas que aí se fixaram em busca de liberdade religiosa.

O pintor nasceu por volta de 1600 e manteve relações bastantes estreitas com o seu país natal, onde vivia em 1627, depois de um périplo pela Itália, viagem de estudo que muitos artistas da Europa setentrional faziam na Península Itálica.

É quase certo que frequentou também a oficina que Rembrandt dirigiu em Leiden desde 1628 até 1631, pois algumas de Rousseaux são tão próximas do estilo de Rembrandt que chegaram mesmo a ser atribuídas ao mestre holandês.

Embora a maioria das pinturas descobertas até à data pertençam à categoria dos chamados “Tronies”, isto é, retratos centrados na expressão facial, um género que teve a sua origem no círculo de Rembrandt, a presente obra faz parte de um corpus de obras representando pequenos concertos musicais com duas ou mais figuras, com precedente numa obra de juventude de Rembrandt — Alegoria Musical, atualmente conservada no Rijksmuseum.

A lembrança da pintura de Caravaggio neste tipo de composições também não pode ser descartada, influência que pode ter assimilado através do pintor Jan Lievens, durante o seu périplo por Itália ou por contacto direto com artistas franceses como Nicolas Tournier ou Trophime Bigot, que se mantiveram fiéis ao naturalismo caravaggesco até meados da década de 1630.

Terça a domingo, das 10h às 18h


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