O dia mais curto
Italian Short Film Day 2018
———————————————
Lobster Dinner de Gregorio Franchetti – ficção – 2017 – 14’
Sozinho em casa, a noite, um menino de 12 anos rouba algumas lagostas verdadeiras do frigorífico dos seus pais e leva-as como presente para a mãe operária de um colega da escola, apenas para exigir um lugar em sua casa que vai além do de um mero jantar. Inteiramente ambientado durante uma banal noite de escola em Roma, o Lobster Dinner conta a viagem feita de mal-entendidos, traições e despertares de dois meninos de diferentes classes sociais, de repente apanhados em contraste nas suas respectivas buscas da virilidade.
———————————————
Framed de Marco Jemolo – animação – 2017 – 7’
Fk, o protagonista, é um homenzinho de plasticina, dos que se usam no filme de animação para fazer filmes de entretenimento. Mas ele tem uma alma profunda e um forte espírito crítico: rebela-se contra a sua condição. Numa sala de interrogatório numa qualquer esquadra da polícia, Fk procurou a liberdade de que todo ser vivo precisa: aquela de escolher o próprio destino.
———————————————
A friend in me de Gianluca Manzetti – ficção – 2017 – 10’
Num mundo “social” onde todos querem ser protagonistas, há quem partilhe posts, há os que posam enquanto esperam para se tornar imortais através de sua representação digital, e que, como o protagonista desta história, arrisca a vida real, distraído pelo que parece ser o seu amigo mais querido… o smartphone.
———————————————
Mon amour mon ami de Adriano Valerio – documentário – 2017 – 16’
Daniela e Fouad moram em Gubbio, mas ambos vêm do mar: ela de Bari, ele de Casablanca. Encontraram-se por acaso, unidos por uma vida difícil e não convencional, que deixou neles marcas indeléveis. Uma amizade profunda e curadora nasceu, ao cuidar um do outro. Agora que Fouad precisa da autorização de residência, um casamento parece a solução mais simples. Daniela concorda. Mas a um passo do casamento, a ambiguidade de seus sentimentos começa a perturbá-la. É possível fingir casar com alguém que realmente nos ama?
Local: