O Domingo é na Quinta
Uma vez por mês trocam-se as voltas ao calendário e juntam-se no mesmo dia várias propostas para ir passar uma ou várias horas na Quinta Alegre. O dia começa com um passeio ou visita. Ao início da tarde para-se para ouvir histórias levadas pelas árvores ou encontrar poesia nas palavras do dia-a-dia. Ao final da tarde há um concerto de jazz, com curadoria de Bruno Santos, que reúne duplas de diferentes instrumentos para diálogos intimistas.
10h Visita guiada | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa*
Percurso orientado no interior do palácio: os azulejos, os frescos surpreendentes, as vistas para os jardins e não só. Orientação: Ricardo Máximo. Uma sugestão para todos com mais de 6 anos.
11h Passeio sensorial | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa*
Descoberta do exterior através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar. As experiências são registadas num diário, a memória física desta vivência sensorial única. Orientação: Luís Nobre. Uma sugestão para todos com mais de 6 anos.
14h Visita livre
Quando as Paredes Falam – memórias sonoras da Quinta Alegre, uma instalação de Marta Pedroso, para ouvir enquanto se circula livremente nas salas do palácio. Sem inscrição.
15h Histórias que as árvores contam | sessão de contos
Com Ana Sofia Paiva
Há muito que as histórias são um meio de compreender a natureza. Têm-nos ensinado a apreciar os dias longos de Verão e a nudez das árvores no Inverno, a não temer os eclipses e os trovões, a entender o sentido secreto do canto das aves. Uma sugestão para todos que gostam de ouvir histórias.
16h micro micro coisas | teatro
Com Raimundo Cosme e Valentina Carvalho (intérprete LGP) | Maiores de 3 anos
micro micro coisas é um espetáculo sobre as coisas pequenas, as mini, as micro, as quase invisíveis, e as que são mesmo invisíveis, mas que ocupam muito espaço, como os elefantes na sala.
Através do teatro, da ilustração, da música eletrónica e da manipulação de objetos, entramos no universo do mínimo, do precioso e do delicado, procurando refletir sobre o que não se vê. São por isso convocados universos imaginários e suposições sobre coisas que existem, mas que não estão presentes. Ou melhor, que estão presentes, mas não se veem. Mas sentem-se. Ou só se imaginam.
micro micro coisas é o segundo espetáculo da Plataforma285 com interpretação em Língua Gestual Portuguesa integrada no espetáculo. Em cena, a intérprete Valentina Carvalho, acompanha Raimundo Cosme em mais uma aventura de deslumbramento e descoberta.
17h Jazz em duo | música
DUO BACKYARD
Com Bruno Santos (guitarra) e Ricardo Toscano (saxofone)
Um duo com raízes no jazz e ramificações em universos vários atua num concerto criado para os recantos e encantos do palácio. Uma sugestão para maiores de 10 anos.
* Inscrições visita e passeios sensoriais:
culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889
Restantes reservas e inscrições:
umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040
Local: