O Gringo
Esperança além do horizonte
Esta exposição de fotografia digital impressa sobre azulejo parte de um projeto criativo do artista francês Bastien Tomasini (n. 1988), conhecido como “O Gringo”, que alia a fotografia à reinterpretação de dois ícones da tradição cultural portuguesa: o azulejo e o fado.
O processo de trabalho de “O Gringo” envolveu diversas fases, tendo-se iniciado com a seleção de peças do Museu Nacional do Azulejo, posteriormente fotografadas em detalhe. Em seguida, realizaram-se sessões de fotografia em estúdio com modelos, incluindo a participação de dois fadistas portugueses. Daqui resultou um conjunto de peças que pretendem contar uma história de amor, narrada sob o ponto de vista de uma mulher que vê o seu homem partir para o mar.
Ao usar o azulejo para contar uma história através de uma sequência de painéis, “O Gringo” está a dar continuidade a uma das principais funções da azulejaria portuguesa. Neste sentido, as suas obras não trazem apenas novidade e reinvenção para uma arte secular, mas incorporam uma tradição estabelecida, projetando-a no século XXI.
Terça a domingo, das 10h às 13h (última entrada 12h30)/14h às 18h (última entrada 17h30)
Local: