O Humor Unido Jamais Será Vencido
Os cartoons da revolução (1974-1976)

1974-1976. O mundo não conhecia a internet e, por isso, os jornais viam reforçado o seu papel como um dos canais não só de informação, mas também de divulgação de uma realidade política e social nova e em acelerada mutação.
Os cartoons de imprensa, enquanto instrumento de reflexão do mundo que nos rodeia, libertaram-se dos espartilhos que condicionavam o humor até então. Nesta altura, praticamente todos os jornais de referência passaram a publicar desenhos satíricos com regularidade, consolidando ou fazendo despontar a carreira de autores mais ou menos conhecidos dos seus leitores.
Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, esta mostra que o Museu Bordalo Pinheiro agora apresenta reúne desenhos publicados na imprensa da época por autores tão representativos como António, Cid, João Abel Manta, José Vilhena, Sam e Vasco, e procura lançar um olhar bem-disposto sobre um período agitado da história de Portugal através da exibição de cartoons selecionados da vasta obra gráfica de artistas que aproveitaram o fim da censura para mostrar outros ângulos de observação, simultaneamente críticos e divertidos, sobre os acontecimentos de que eram testemunhas privilegiadas.
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ficha técnica:
Comissariado Paulo Jorge Fernandes
Local: