Este evento já ocorreu.

O Meu Bairro a Pé

Santa Clara, Lumiar e Marvila

visitas guiadas
4 maio a 27 julho 2024
vários locais
O Meu Bairro a Pé

Ao longo dos próximos meses (maio, junho, julho), o programa de visitas O Meu Bairro a Pé vai percorrer três freguesias de Lisboa: Santa Clara, Lumiar e Marvila. O património, a história, a memória, os habitantes e as suas vivências orientam os percursos concebidos por quem conhece e habita estes territórios.

A viagem tem início em Santa Clara, a freguesia mais a norte da cidade onde a paisagem muda a cada passo. Já não rural, mas ainda não totalmente urbanizado, neste pedaço de Lisboa coexistem diferentes formas de construir, habitar e de viver que são desvendados nestas visitas. As propostas passam por caminhadas culturais, visitas comentadas, percursos encenados e itinerários de memórias.

Programa:

SANTA CLARA

4 maio: 15h
Entre lavadeiras, chapeleiros e amoreiras
Caminhada cultural de descoberta da história e da cultura da freguesia de Santa Clara, percorrendo lugares e histórias emblemáticas do termo de Lisboa, como a Quinta das Lavadeiras, o Alto do Chapeleiro, as Galinheiras e o Campo das Amoreiras.
Encontro: Jardim de Santa Clara

14 maio: 17h
Igreja de São Bartolomeu da Charneca
Uma visita comentada que dá a conhecer a Igreja de São Bartolomeu da Charneca, construída por volta de 1685, cuja sobriedade da traça exterior contrasta com os ricos ornamentos interiores dos quais se destacam a talha dourada, as telas provenientes da oficina de Bento Coelho da Silveira e os azulejos de António Oliveira Bernardes e Gabriel de Barco.
Encontro: Igreja de São Bartolomeu da Charneca

19 maio: 10h30-12h30
Bairro das Galinheiras
Um percurso encenado que dá a conhecer o Bairro das Galinheiras onde o rural e o urbano se misturam e habitam uma
grande diversidade de culturas. A visita é acompanhada por dança no Coreto do Largo, pela música de Joseph Miller e uma prova de degustação de comida tradicional africana.
Encontro: Coreto do Largo das Galinheiras

26 maio: 9H
Igreja de São Bartolomeu e Quinta Alegre
Roteiro histórico que leva à descoberta da história e cultura da freguesia de Santa Clara, percorrendo dois locais emblemáticos: o Palácio da Quinta Alegre e a Igreja de São Bartolomeu.
Encontro: Igreja de São Bartolomeu da Charneca

28 maio: 10H30
Alto do Chapeleiro: e Lisboa aqui tão perto…
No Museu Nacional do Azulejo encontra-se um painel monumental de azulejos que retrata o lugar do Alto do Chapeleiro. Nesta visita comentada destaca-se esta obra de arte única que revela uma visão da Lisboa do século XVIII.
Encontro: Museu Nacional do Azulejo

1 junho: 10h30
Dia Mundial da Criança | Do Campo das Amoreiras ao Parque Oeste
Caminhada histórica e cultural por lugares emblemáticos da freguesia de Santa Clara como o Campo das Amoreiras, a Estrada do Pisa-Pimenta, a Alta de Lisboa e o Parque Oeste.
Encontro: Campo das Amoreiras

5 junho: 15h
Museu Geológico de Lisboa: Há muito muito tempo atrás…
Visita comentada ao Museu Geológico de Lisboa, situado no antigo Convento de Jesus, que alberga uma coleção vasta e diversificada de fósseis, minerais e rochas, testemunhos preciosos da evolução da freguesia de Santa Clara. Nesta visita, oportunidade para descobrir os inúmeros testemunhos que demonstram a importância de Santa Clara na história da geologia de Lisboa.
Encontro: Rua Academia das Ciências 19, 2.°

15 junho: 10h30-12h30
Lisboa acaba aqui! Limite da cidade entre os aviões e o Bairro Sete Céus
Um itinerário de memórias que demonstra que é também uma viagem para descobrir como a cidade e as suas populações se adequaram às grandes mudanças da capital. Em 1903 era aqui que acabava a cidade de Lisboa, entre a Estrada do Forte da Ameixoeira e a Estrada do Pisa-Pimenta. O percurso inclui uma visita à galeria a céu aberto no espaço do antigo Cine Estrela, no Campo das Amoreiras, onde o artista plástico Trauma 21 se encontra a concluir uma obra de graffiti em tempo real. Termina na Rua Raúl Rego onde está sedeada a Associação Moradores do PER 11, promotora de um pequeno mercado local.
Encontro: Igreja de S. Bartolomeu

29 junho: 10h
Itinerário na Ameixoeira – História, cultura e desporto
Percurso que começa na Igreja da Nossa Senhora da Encarnação da Ameixoeira, percorrendo-se de seguida a Rua Direita da Ameixoeira, principal rua da freguesia, onde é possível observar as quintas e palácios com azulejos oitocentistas e varandas de ferro forjado, até chegar ao complexo desportivo Sports Complex Moniz Pereira.
Encontro: Metro da Ameixoeira (9h30)

2 julho: 15h
Museu Nacional do Teatro e da Dança
Visita comentada ao Museu Nacional do Teatro e da Dança, instalado num solar de veraneio setecentista, inserido na Quinta do Monteiro-Mor/Quinta do Marquês de Angeja, inaugurado em 1985. O seu espólio documenta a evolução do teatro em Portugal, nos séculos XIX e XX, com destaque para maquetas de cenários, trajes, adereços de cena, figurinos e fotografias.

6 julho: 10h30
Do Parque Oeste ao Jardim de Santa Clara
Caminhada cultural para descobrir a diversidade da freguesia de Santa Clara, percorrendo lugares emblemáticos como o Parque Oeste, o Estádio Moniz Pereira, a zona antiga da Ameixoeira e o Jardim de Santa Clara.
Encontro: Parque Oeste

10 julho: 15h; 26 julho: 17h
Palácio da Quinta do Ministro / Academia de Música de Santa Cecília
Visita comentada à Quinta do Ministro cuja história remonta ao século XV. Ao longo dos séculos, passou por diversas mãos, testemunhando mudanças sociais, económicas e culturais. Atualmente é sede da Academia de Música de Santa Cecília, razão pela qual o Palácio é também chamado de Palácio da Academia de Música de Santa Cecília.

16 julho: 15h
Quinta Alegre – Palácio do Marquês de Alegrete
Visita comentada à quinta de recreio do século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete, o principal acesso à Quinta Alegre é feito junto ao Palácio do Marquês de Alegrete. Este edifício e a sua envolvente configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa. No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural.

20 julho: 10h30-12h30
Ameixoeira do mar, rural e urbana: da pré-história ao século XXI, um território em contínua evolução
Itinerário de memórias que parte do Largo do Ministro, onde se encontram vestígios fósseis, e atravessando a Rua Direita da Ameixoeira, é possível reconstruir o crescimento e a evolução do bairro, passando por quintas, construções de génese ilegal e habitações sociais. O percurso será acompanhado pelo fado de Judite, acompanhada à guitarra portuguesa e viola, e uma conversa sobre gastronomia e degustação de comida multicultural no Centro Cultural da Ameixoeira.

27 julho: 17h30
Jardim da Quinta de Santa Clara
Visita comentada à anteriormente conhecida como Quinta Nova ou Quinta dos Mesquita. A história da Quinta de Santa Clara remonta ao século XVII. Ao longo dos tempos passou por diversas mãos, testemunhando mudanças sociais, económicas e culturais. Termina com uma observação astronómica, para a qual se aconselha o uso de binóculos.

LUMIAR

2 julho: 15h
Museu Nacional do Teatro e da Dança
Visita comentada. Instalado num solar de veraneio setecentista, inserido na Quinta do Monteiro-Mor/Quinta do Marquês de Angeja, o Museu Nacional do Teatro e da Dança foi inaugurado em 1985. O seu espólio documenta a evolução do teatro em Portugal, nos séculos XIX e XX, com destaque para maquetas de cenários, trajes, adereços de cena, figurinos e fotografias.
Encontro: Estrada do Lumiar 10

6 e 7 julho: 11h
Os Segredos dos Sacos e os seus Caminhos
Percurso encenado entre a estação de metro do Lumiar e o CAF – Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha, 16 participantes, entre eles, moradores, atrizes, mediadores culturais, cantoras e bailarinos encenam histórias reais e ficcionadas da vida e da história local. Sete paragens e outras tantas histórias em sete performances:
1ª – Bem-vindos ao Lumiar! Estas são as Joanas deste país. Largo República da Turquia, 9
2ª – Aqui, estamos finalmente, seguros! Estrada da Torre, 79
3ª – 6 Marias Heroínas, planeiam! Largo 6 Marias
4ª – Maria Alice e a sua história! Rua Maria Alice, 6 e Rua Pedro de Queirós Pereira, 64
5ª – Sofres na vida, Sofres sozinho! Rua Maria José da Guia, 8
6ª – Tempo Antigo! Bairro da Cruz Vermelha
7ª – Miúdos Futuro! Rua Maria Margarida, 11
Encontro: Estação de Metro do Lumiar – Largo da República da Turquia

10 julho: 10h30
Pela Estrada fora
Caminhada cultural. A longa estrada que liga o Lumiar a Carnide era o eixo estruturante da antiga Aldeia de Telheiras. Zona de quintas, hortas e solares, assistiu nas últimas décadas à profunda transformação deste núcleo da freguesia do Lumiar. Neste percurso, revelam-se os vestígios do passado rural que coexistem com a dinâmica urbana do presente.
Encontro: Biblioteca Orlando Ribeiro

13 julho: 11h
Solar da Nora
Visita comentada. A Biblioteca Orlando Ribeiro é um dos equipamentos de referência em Telheiras. Inaugurada em 2003, resulta da adaptação do Solar da Nora, datado do século XVIII, ao qual foi acrescentado um edifício construído de raiz. A visita evoca as várias épocas deste complexo, desde a sua origem rural até ao presente.
Encontro: Biblioteca Orlando Ribeiro

21 julho: 10h30
Paço do Lumiar – Lisboa Antiga
Caminhada cultural. Originalmente um pequeno núcleo rural de Lisboa, o Paço do Lumiar vai desenvolver-se desde a Idade Média a partir de uma propriedade régia, sendo hoje parte de uma Lisboa secreta que vale a pena descobrir. Da igreja paroquial à ermida, passando por quintas que bordejam a Rua Direita e a Rua Esquerda, encontramos um espaço único habitado por marqueses e duques, visitado por reis e escolhido por escritores.
Encontro: Largo Júlio de Castilho

A participação é gratuita, mas sujeita a marcação para 218 170 593/ visitas.comentadas@cm-lisboa.pt


Local:

Largo Defensores da República (Charneca do Lumiar)
Campo das Amoreiras, 94 218 174 040

umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt