O Meu Bairro a Pé
Freguesia do Lumiar

A partir de abril descobre-se a freguesia do Lumiar através de visitas encenadas e comentadas, e de caminhadas culturais.
ENTRA-SE PARA VIVER
Visita encenada
11 abril, 17h | 23 maio, 17h | 27 junho, 17h
Quem melhor conhece a Musgueira?
Provavelmente aqueles que, na década de 60, chegaram a este território, que agora se integra na Alta de Lisboa. Vieram de todo o país, dos países colonizados e também de diversas zonas de Lisboa, aqui construíram as suas próprias casas e mudaram para sempre a geografia da cidade. Para chegarem ao centro, onde trabalhavam, atravessavam diariamente campos e olivais. Não é só de passado que vivem, mas este foi sem dúvida único. A apresentação do bairro, que criaram, faz-se a contar e a cantar, e quem o faz é uma Comissão de Pessoas Moradoras, constituída expressamente para esta ocasião. Recebem o público na sua sala de trabalho com sede no Centro de Dia da Musgueira.
O espetáculo resulta de um trabalho desenvolvido com a equipa artística do Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando eu Disser, a partir do qual se construiu um mapa de memórias, mas também de sonhos projetados e ideias para o futuro. Dá-se as boas-vindas a quem queira conhecer o bairro e esta Comissão, num espaço onde se Entra para Viver.
Encontro: Centro Social da Musgueira – Centro de Dia / Avenida David Mourão Ferreira
IGREJA PAROQUIAL DE SÃO JOÃO BATISTA
Visita comentada
4 abril, 10h30
Nascida no século XIII em terras de D. Afonso III, a Igreja paroquial de São João Batista do Lumiar encontra-se intimamente ligada ao culto de Santa Brígida. Além da sua arquitetura, marcada por diversos estilos, também os azulejos de Oliveira Bernardes ou a pintura de Benvindo Ceia são um convite a conhecer este templo, marco significativo da herança cultural e religiosa em Portugal.
Encontro: Largo de São João Batista
DO BAIRRO DA TOBIS À QUINTA DAS CONCHAS E DOS LILASES – CINEMA E AR LIVRE
Caminhada cultural
27 abril, 10h30 | 6 julho, 10h30
Antiga quinta pertencente a Francisco Mantero, a Quinta das Conchas e dos Lilases é hoje o terceiro maior espaço verde da cidade. Aqui nasceu a Tobis e com ela a produção cinematográfica nacional. Ao lado dos estúdios onde nasceram O Leão da Estrela ou O Costa do Castelo, mantêm-se os palacetes de ambas as quintas, bem como a “assombrada” casa de fresco, implantada no meio da frondosa mata.
Encontro: : Rua Luís Pastor de Macedo junto à saída do Metro (saída Rua Luís Pastor de Macedo/ Rua da Tobis
COLÉGIO MANUEL BERNARDES – QUINTA DOS AZULEJOS
Visita comentada
9 maio, 10h30 | 6 junho, 10h30
A Quinta dos Azulejos, atual Colégio Manuel Bernardes, brinda-nos com o seu extraordinário e incontornável jardim rococó, onde o azulejo se afirma como elemento dominante cobrindo colunas, bancos, alegretes ou arcos. Com os seus painéis religiosos e profanos, a presença da mitologia ou a marca de Watteau, este é um espaço único que vale a pena conhecer.
Encontro: Largo Padre Augusto Gomes Pinheiro – junto
à entrada principal do colégio
PAÇO DO LUMIAR – LISBOA ANTIGA
Caminhada cultural
25 maio, 10h30 | 27 julho, 10h30
Originalmente um pequeno núcleo rural de Lisboa, o Paço do Lumiar vai desenvolver-se desde a Idade Média a partir de uma propriedade régia, sendo hoje parte de uma Lisboa secreta que vale a pena descobrir. Da igreja paroquial à ermida, passando por quintas que bordejam a Rua Direita e a Rua Esquerda, encontramos um espaço único habitado por marqueses e duques, visitado por reis e escolhido por escritores.
Encontro: Largo Júlio de Castilho
ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES – DO PASSADO AO PRESENTE
Caminhada cultural
22 junho, 10h30 | 20 julho, 10h30
As figuras de convite na estação de metro do Campo Grande são o ponto de partida desta caminhada, conduzindo os participantes até à antiga Alameda do Lumiar, hoje Alameda das Linhas de Torres. Aí, entre dois Prémios Valmor, o caminho faz-se entre quintas, vivendas e bons ares. Da história do Sporting à tomada da RTP pelos militares no 25 de Abril de 1974, este é um percurso do passado ao presente.
Encontro: Metro do Campo Grande (em frente ao “Espaço Cliente”, do lado da saída Campo Grande/ Museu de Lisboa)
Informações e marcações 218 170 593 / visitas.comentadas@cm-lisboa.pt
Local: