Obras sinfónicas inspiradas no mar
Concerto comentado para famílias
No dia 29 de fevereiro, às 16h, realiza-se no TNSC mais um concerto comentado para famílias, agora composto pelos Quatro interlúdios marítimos de Britten por La mer de Debussy.
O mar, com seus encantamentos e tragédias, desde sempre tem maravilhado poetas, pintores, realizadores de cinema e — inevitavelmente — compositores.
Pouco depois de Britten nascer (1913), morria Debussy (1918). Os dois compositores viveram realidades muito distintas, mas um aspeto em particular une-os intimamente: precisamente o encanto pelo mar, concretizado em duas icónicas obras orquestrais do século XX: Four Sea Interludes e La Mer.
O concerto de sábado, dia 29, propõe uma viagem comentada que vai permitir uma análise detalhada das «visões» sinfónicas que Benjamin Britten e Claude Debussy nos deixaram do mesmo mar, o Atlântico Norte que banha as costas de França e de Inglaterra.
Ao longo das duas obras, será notória a evocação de gaivotas (flautas e violinos), do vento agitado sobre a água (clarinete, harpa e violas), das profundezas de um mar pacífico (metais), do chilreio de aves (flauta e flautim), do murmúrio das ondas (instrumentos graves), das gotas de água (harpa e xilofone), da trovoada (tímpanos), entre outras sonoridades.
Estas e outras curiosidades serão apontadas por Andrea Lupi, que assegurará os comentários do concerto, dirigido pelo maestro Christian Reif, que se estreia em São Carlos.
Ficha técnica:
Interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, direção musical de Christian Reif e comentários de Andrea Lupi.
Local:
Bilheteira São Carlos
Telefone: (+351) 213 253 045 / 046
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
todos os dias da 14h até às 23:30.