Este evento já ocorreu.

Obras sinfónicas inspiradas no mar

Concerto comentado para famílias

música
29 fevereiro 2020
16h00
Teatro Nacional de São Carlos
Obras sinfónicas inspiradas no mar

No dia 29 de fevereiro, às 16h, realiza-se no TNSC mais um concerto comentado para famílias, agora composto pelos Quatro interlúdios marítimos de Britten por La mer de Debussy.

O mar, com seus encantamentos e tragédias, desde sempre tem maravilhado poetas, pintores, realizadores de cinema e — inevitavelmente — compositores.

Pouco depois de Britten nascer (1913), morria Debussy (1918). Os dois compositores viveram realidades muito distintas, mas um aspeto em particular une-os intimamente: precisamente o encanto pelo mar, concretizado em duas icónicas obras orquestrais do século XX: Four Sea Interludes e La Mer.

Fotografia de David Kim

 

O concerto de sábado, dia 29, propõe uma viagem comentada que vai permitir uma análise detalhada das «visões» sinfónicas que Benjamin Britten e Claude Debussy nos deixaram do mesmo mar, o Atlântico Norte que banha as costas de França e de Inglaterra.

Ao longo das duas obras, será notória a evocação de gaivotas (flautas e violinos), do vento agitado sobre a água (clarinete, harpa e violas), das profundezas de um mar pacífico (metais), do chilreio de aves (flauta e flautim), do murmúrio das ondas (instrumentos graves), das gotas de água (harpa e xilofone), da trovoada (tímpanos), entre outras sonoridades.

Estas e outras curiosidades serão apontadas por Andrea Lupi, que assegurará os comentários do concerto, dirigido pelo maestro Christian Reif, que se estreia em São Carlos.

 

Ficha técnica:

Interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, direção musical de Christian Reif e comentários de Andrea Lupi.

Local:

Largo de S. Carlos, Rua Serpa Pinto, Lisbon, Portugal (+351) 213 253 000 tnsc.pt

Bilheteira São Carlos
Telefone: (+351) 213 253 045 / 046
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt

todos os dias da 14h até às 23:30.