Open House Lisboa 2022
A Rebeldia do Invisível
O Open House Lisboa está de regresso e volta a abrir portas a espaços de arquitetura habitualmente escondidos do olhar do público: casas, edifícios públicos, palácios, teatros ou igrejas.
Para comissariar a edição deste ano foi convidado o atelier lisboeta Aurora Arquitectos, fundado em 2010. O tema por eles escolhido, e que orienta a seleção dos espaços do roteiro e definição de percursos urbanos, é a A Rebeldia do Invisível. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar uma identidade coletiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar. Se retirássemos as fachadas, que Lisboa ficaria à vista?
Em espaços selecionados realizam-se eventos Plus para enriquecer a experiência da visita com concertos, projeções, performances, exposições, instalações ou workshops. O programa Júnior oferece desafios e atividades para os mais novos e um programa de acessibilidade adaptado a pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas surdas ou com deficiência cognitiva.
Programação e informações aqui
As visitas são por ordem de chegada e só alguns espaços requerem marcações, as quais abrem uma semana antes do evento.
Ficha técnica:
Comissariado por Aurora Arquitectos
Local: