Orlando
Virginia Woolf/ Katie Mitchell
A encenadora inglesa Katie Mitchell, um dos nomes mais sonantes da constelação berlinense da Schaubühne, está de volta a Portugal após duas impressivas passagens, as quais, controvérsias à parte, podem até justificar o epiteto de “maior encenadora britânica viva”, que o The Guardian lhe reservou há uns anos: a ópera de Vasco Mendonça The House taken Over (em 2014, no Teatro Maria Matos) e a versão multimédia de A menina Júlia, de August Strindberg (em 2015, no Festival de Almada).
Neste regresso, Mitchell dirige a versão para palco, da autoria da sua conterrânea Alice Birch, do famoso romance de Virginia Woolf, Orlando. Trata-se de uma longa viagem de 400 anos de história europeia, protagonizada por “uma heroína que nasceu herói, ou um herói que se tornou heroína”, naquilo que se pode definir como uma celebração de toda a fluidez, ou não fosse Orlando “testemunha [de] como pessoas, natureza, sistemas e reinos estão em constante estado de fluxo; e como os costumes, hábitos e ideias de como um homem ou uma mulher devem ser estão constantemente a ser modificados.”
Como é habitual, a encenadora britânica oferece um espetáculo de grande riqueza visual, onde as linguagens do cinema e do teatro se encontram e se servem mutuamente com a mesma fluidez com que Orlando viaja entre períodos históricos, países e amantes. [texto: Frederico Bernardino\Agenda Cultural de Lisboa]
Espetáculo em Alemão, com legendagem em Português.
Ficha técnica:
Schaubühne com Odéon – Théâtre de l’Europe. A partir de Virginia Woolf. Alice Birch, versão cénica; Katie Mitchell, encenação; Lily McLeish, cocriação; İlknur Bahadır, Philip Dechamps, Cathlen Gawlich, Carolin Haupt, Jenny König, Isabelle Redfern, Alessa Schmitz e Konrad Singer, intepretação.
12 € a 15 €
Local: