Este evento já ocorreu.

Os cafés da Avenida de Roma

Um Mapa-Múndi Pintado no Bairro de Alvalade

visitas guiadas
29 agosto a 15 setembro 2020
Junta de Freguesia de Alvalade
Os cafés da Avenida de Roma

Esta é a oportunidade para conhecer as memórias do Bairro de Alvalade, uma zona que até finais do século XIX era essencialmente formada por campos, quintas e hortas, usadas para os momentos de veraneio da nobreza e, posteriormente, como espaço de recreio e desporto da população. Foi na segunda metade dos anos 40 do século passado que conheceu o seu período de maior desenvolvimento, passando a ser um símbolo da Lisboa Moderna, onde cabiam diversos conceitos urbanísticos.

Hoje, Alvalade é um território de memórias. Os itinerários apresentados fazem-se por essas memórias, com visitas guiadas. Coordenação técnica do geógrafo Aquilino Machado.

Verdes Anos
29 agosto | 1 setembro: 17h
O primeiro itinerário percorre o tempo de Os Verdes Anos, quando este território adquire o estatuto de Bairro Moderno. Descobrem-se os cafés e as tertúlias que aconteciam na Avenida de Roma.

O 25 de Abril
4 e 8 setembro: 17h
Com o 25 de Abril o Bairro de Alvalade transformou-se num palco de festa ininterrupta. Os cafés e outros pontos de encontro experimentaram uma maior intensidade cenográfica, onde a celebração assumiu uma ordem simbólica de Liberdade.

A geração do Rock
13 setembro: 11h e 15 setembro: 17h
Este itinerário faz-se em torno dos lugares de encontro dos anos oitenta, no despontar do movimento rock. Dá-se especial atenção à intensa presença de bandas de garagem que pontuavam na vizinha avenida EUA e a forma como os cafés eram utilizados como locais de encontro nas várias tournées.

Marcação prévia | cultura@jf-alvalade.pt


Local: