Palavras em palco
Um caminho para Caryl Churchill
Enquanto as salas de espetáculos não reabrem, o Teatro Aberto continua a explorar novos conceitos e conteúdos para levar o teatro ao seu público, mesmo que seja à distância, mesmo que não seja, propriamente, teatro. Palavras em Palco – Um caminho para Caryl Churchill é um espetáculo concebido diretamente para ver online, baseado no cruzamento das linguagens do teatro e do cinema.
Dirigido pela encenadora Marta Dias, com realização de Nuno Neves, quatro atores dão vida a textos da aclamada dramaturga britânica Caryl Churchill (n.1938), autora que o Teatro Aberto revelou em 1993, com a premiada peça Top Girls (texto que voltará a estar em cena brevemente, no Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Cristina Carvalhal que, curiosamente, integrava o elenco do espetáculo), e à qual voltou já neste século com Amor e Informação e, muito recentemente, Só Eu Escapei.
Dramaturga particularmente atenta à atualidade, a obra de Churchill surpreende constantemente pela ousadia e inovação da escrita dramática e pelo olhar agudo sobre a sociedade e a política, o papel das mulheres e a erosão das relações no mundo de hoje. Para este espetáculo são selecionados trechos das peças Proprietários (1972) e Top Girls (1983) e os textos integrais de Sete crianças judias. Uma peça para Gaza (2009) e Os amigos de Barba Azul (2019). [texto de Frederico Bernardino]
Ver aqui.
A partir de 27 de março, Dia Mundial do Teatro, está disponível uma nova versão do espectáculo em 4k, com uma edição revista e uma nova masterização do som.
Ficha técnica:
A partir de de Caryl Churchill. Marta Dias, encenação; Nuno Neves, realização; Bruno Bernardo, Margarida Vila-Nova, Sílvia Filipe e Vítor d’Andrade, interpretação.