Palazzi di Genova
Peter Paul Rubens
Por ocasião do quarto centenário da publicação do álbum de Peter Paul Rubens Palazzi di Genova, a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta uma mostra sobre esta obra seminal, impressa pela primeira vez em 1622.
Dada a sua singularidade, a obra foi objeto de várias edições (1652, 1663, 1708, 1755, 1902), sendo apresentadas nesta mostra quatro delas.
O volume é um verdadeiro manual de arquitetura, evidente no tratamento gráfico dedicado a cada um dos exemplos representados. Contém 72 estampas, que mais do que uma mera recolha de exemplos de construções palacianas genovesas, evidenciam um conhecimento refletido sobre a República de Génova e a sua metamorfose urbanística e arquitetónica, dando conta das mudanças sociopolíticas ocorridas entre o início do século e a década de 30 do século XVII.
Para além da importância da obra em si mesma, a sua relevância reside também na disseminação que conheceu na Europa, ao longo do século XVII, em países como a Inglaterra, os Países Baixos, a França, a Alemanha e na própria Itália.
Em Portugal, podem observar-se ocorrências dessa receção, em edifícios como o palácio dos marqueses de Fronteira, em Benfica, o palácio Távora, atualmente Biblioteca Galveias, no Campo Pequeno, ou no palácio de Sarzedas, a Palhavã.
José de Monterroso Teixeira, comissário da mostra, apresentará duas palestras sobre esta temática, a primeira das quais se realiza a 28 de março, pelas 18 horas.
Segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, sábado, das 9h30 às 17h30
Local: