Património ao domingo
Ao domingo é possível conhecer melhor o património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em contexto de visita guiada.
5 jan: 10h30
Igreja e Museu de São Roque
Edificada na segunda metade do século XVI, a antiga Casa Professa de São Roque foi o principal edifício Jesuíta em solo português até 1759. Obra-prima da História da Arte mundial, destaca-se o conjunto de pintura, azulejaria, talha dourada e relicários, bem como a célebre Capela de São João Batista.
12 jan: 10h
Convento de São Pedro de Alcântara
Fundado em 1670 pelo Marquês de Marialva, em cumprimento de um voto feito 5 anos antes, na Batalha dos Montes Claros, o Convento de São Pedro de Alcântara preserva um importante conjunto de azulejaria e pintura. Destaca-se a Capela dos Lencastres, obra-prima da pedraria barroca.
26 jan: 10h
Arquivo Histórico e Biblioteca da Santa Casa
A documentação histórica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, presente em cerca de 3,5 km de prateleiras, é constituída sobretudo por documentos em papel e pergaminho, por fotografias e registos sonoros. É o Arquivo Histórico que coordena e garante o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio da instituição, assim como da biblioteca de livro antigo. Já a Biblioteca (antigo Centro de Documentação), criada em 1963, tem à sua guarda as coleções bibliográficas dos séculos XIX, XX e XXI, constituídas por livros, revistas e trabalhos técnicos. As coleções versam sobre as áreas de atuação da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente ação social, saúde, educação, cultura, história das Misericórdias, entre outras.
Marcação prévia: 213 240 869/ 87/ 89 | culturasantacasa@scml.pt
Local: