Pedro Vaz
Uma pedra, um ser
De Outro Preto a Paraty. Das minas aos navios. A chamada “Estrada Real” ou “Caminho do Ouro” foi construída por pessoas escravizadas entre os séculos XVII e XIX a partir das trilhas dos índios Guaianás. Um caminho de exploração militar, carregada de violência colonial. Despojada do seu uso comercial, apenas uma pequena parte dela está desmatada atualmente.
É esse trecho que o artista Pedro Vaz percorre a pé, alguns séculos depois. Um processo que começa por entrar na chamada “mata atlântica”, aquela selva densa característica das latitudes tropicais, até chegar a zonas mais secas e rochosas perto da localização das antigas minas, um território muito explorado e modificado pela pegada humana. Vaz constrói uma narrativa a partir de fotografias tiradas por ele próprio, às quais se sobrepõe uma voz.
A voz narra esta viagem de uma forma histórica e analítica, que por sua vez invoca como metáfora a exploração humana de qualquer território ao longo do tempo. Neste trabalho o contexto geopolítico carece de imagens que o descrevam, a história detém-se nas árvores, nas plantas e na estrada onde a violência não é exercida, mas está implícita.
A obra A Natureza do Deslumbre (2022) é um exemplo a complexidade com que, tanto consciente como intuitivamente, o artista aborda as paisagens naturais com que trabalha.
Rosa Lleó
Quinta a sábado, das 14h30 às 19h (última entrada 18h30)
Programa de visitas:
11h05 | ROOM 1 + ROOM 2 + VIDEO ROOM | Visita à exposição individual "Uma pedra, um ser" do artista português Pedro Vaz. Visita guiada pelo artista;
11h40 | Visita ao acervo A2 da FLR. Visita a algumas obras de artistas portugueses dos anos 60 e visualização de duas obras de Klaus Mosettig (AT), que fazem parte do nosso programa FLR DESTACA (destaque mensal de uma obra da coleção); Visita acompanhada por Sara Leichsenring;
12h | PROJECT ROOM - Guest Young Artist | Visualização do vídeo "The guest, the host & the ghost" (2023) de Lorena Solís Bravo (PE, 1991). Conversa com Sara Leichsenring;
Ficha técnica:
Curadoria de Rosa Lléo
Local: