Play Cycle
Ana Pêgo e Rui Tomás
O Centro Cultural de Belém e a Benetton convidaram a artista e bióloga marinha Ana Pêgo e o designer Rui Tomás para descobrir a vida do plástico e do papel, e como ser mais sustentável. Para pensar em novas utilizações, os convidados propõem um final diferente e criativo para cada um destes materiais: uma animação com objetos de plástico apanhados na praia ou um candeeiro com caixas de cartão são os desafios lançados pelos dois artistas.
O plástico está em praticamente todas as coisas da nossa vida. Apesar de ser descartável, o ciclo de vida do plástico dura vários séculos. Muito do material descartável vai parar ao mar, polui as praias e é comido pelos animais. Ana Pêgo mora mesmo junto à praia e passa ali grande parte do tempo. É lá que encontra inspiração para os seus projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos.
No site da Benetton, é possível aceder aos vídeos, lançados semanalmente, que explicam as atividades propostas, para que as crianças e as famílias possam recriar em casa estes desafios. O objetivo é gerar consciência sobre a utilização e desperdício dos materiais, promovendo um consumo mais consciente e sustentável.