Este evento já ocorreu.

PLMJ Stream

Com a Festa do Cinema Italiano e a RISI Film

cinema
10 janeiro 2024
17h30
Auditório PLMJ
PLMJ Stream

A PLMJ, sociedade de advogados, abre o seu auditório a um ciclo de cinema em parceria com a Festa do Cinema Italiano e a RISI Film. Os filmes selecionados oferecem olhar singular sobre o Impacto, a Diversidade, a Empatia e Coragem e o Inconformismo.

Programa:

15 janeiro: 19h

Os passageiros da noite

De Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita

França | 2022 | 111min | M/14

Paris, anos 80. Elisabeth acaba de ser abandonada pelo marido e tem de assegurar o quotidiano dos seus dois filhos adolescentes, Matthias e Judith. Encontra um emprego num programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma rapariga desapaixonada que acolhe sob a sua asa. Talulah descobre o calor de um lar e Matthias descobre a possibilidade de um primeiro amor, enquanto Elisabeth define o seu caminho, talvez pela primeira vez.

22 janeiro: 19h

O Workshop

De Laurent Cantet, com Marina Foïs, Matthieu Lucci, Florian Beaujean, Mamadou Doumbia, Mélissa Guilbert

França | 2017 | 114 min | M/12

É Verão em La Ciotat, cidade costeira próxima de Marselha. Um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre Olivia Dejazet. Entre eles está Antoine, um rapaz de origem humilde, que ali se encontra a contragosto. A ideia do curso é desenvolver um policial que inclua aspetos da comunidade em que cada um se insere. Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, sendo logo ostracizado por todos os outros. Olivia, apesar de desagradada, vê no tema um pedido de ajuda e interessa-se pelo rapaz.

29 janeiro: 19h

Quem escreverá a nossa história

De Roberta Grossman, com Joan Allen, Adrien Brody, Jowita Budnik, Piotr Glowacki, Karolina Gruszka

USA | 2018 | 95 min | M/12

Em novembro de 1940, dias depois de os Nazis terem fechado 450.000 judeus no Gueto de Varsóvia, um grupo secreto de jornalistas, académicos e líderes da comunidade decidiram ripostar. Liderado pelo historiador Emanuel Ringelblum e conhecido pelo nome de código Oyneg Shabes, este grupo clandestino prometeu derrotar as mentiras e propaganda nazi, não com armas ou punhos, mas com papel e caneta. Agora, e pela primeira vez, a sua história é contada num documentário.

Local: