Este evento já ocorreu.

Porque o amor é forte como a morte

'O Cântico dos Cânticos'

literatura
17 novembro a 18 novembro 2021
qua: das 11h às 19h; qui: das 11h às 19h
Biblioteca Nacional de Portugal
Porque o amor é forte como a morte

Porque o amor é forte como a morte – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa é o título do colóquio que decorre, em novembro, na Biblioteca Nacional de Portugal.

O colóquio vem na sequência da exposição Beija-me com os Beijos da tua Boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica, que esteve patente nessa instituição, na Sala Museu, em 2020.

A exposição foi constituída por mais de uma centena de livros pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado, e que representam a grande influência da poesia deste autor. Nesta coleção privilegiaram-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade. A mostra foi completada e enriquecida com  peças do acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades do nosso País e pretendeu evocar a atmosfera e recriar o imaginário do Cântico dos Cânticos, reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal lhe foram dedicadas.

Gonçalo Salvado, comissário da exposição é o responsável igualmente pelo atual ciclo de conferências em colaboração com a Biblioteca Nacional, também ele dedicado ao mais célebre poema bíblico, nas suas palavras “considerado por muitos o mais belo poema de amor e erótico da humanidade e que marcou indelevelmente a cultura de expressão portuguesa.”

Informações: Serviço de Relações Públicas - T.217 982 168 | rel_publicas@bnportugal.gov.pt


Ficha técnica:

Coordenação de Gonçalo Salvado.

Local: