Portas Abertas
60 anos da Orquestra Gulbenkian
Sessenta anos depois do primeiro concerto público da Orquestra Gulbenkian, realizado no Teatro Nacional D. Maria II a 22 de outubro de 1962, a Fundação Gulbenkian abre as suas portas para um dia de celebração com concertos, recitais, visitas aos bastidores, encontros com os músicos e atividades educativas para todas as idades.
Neste dia comemorativo, o público terá a oportunidade de conhecer melhor os diferentes músicos e naipes da Orquestra Gulbenkian, participando em conversas e assistindo a atuações em Música Falada; descobrir os Caminhos secretos da Orquestra com visitas aos bastidores do Grande Auditório, aos arquivos da Orquestra, camarins dos músicos e às áreas técnicas; participar na Orquestrália – Oficina para crianças e famílias, um ateliê musical de exploração sensorial, sonora e criativa ou desvendar o Código secreto dos músicos, numa curta aula de formação musical dirigida a todas as pessoas, com ou sem conhecimentos musicais.
Ao encerrar o dia, realiza-se o concerto comemorativo no Grande Auditório, sob a direção de Lorenzo Viotti. O maestro convidado principal dará nova prova da sua profunda cumplicidade com a Orquestra e o Coro Gulbenkian, dirigindo a Sonata para Clarinete n.º 1, com a participação do notável clarinetista Andreas Ottensamer, e as obras Canção do Destino e a Sinfonia n.º 3 de Brahms. O programa inclui ainda o Agnus Dei do compositor letão Pēteris Vasks.
Programa completo aqui.
Local: