Ramadão na Mouraria
Celebração da festa muçulmana
O Ramadão, mês sagrado para os muçulmanos, está quase a terminar. Para o assinalar, a Associação Pão a Pão está a preparar um dia sobre o islão, com conversas, a projeção de um filme e um jantar partilhado ao som de boa música. Será no dia 2 de Junho, entre as 18h00 e as 22h30. Portugueses que se converteram ao islão irão falar da sua experiência numa conversa muito aberta ao público. Depois passará “Um Ramadão em Lisboa”, um filme que revela “uma Lisboa plural e heterogénea”, seguido de uma curta conversa com a Raquel Carvalheira, uma das realizadoras. A noite termina com o Iftar, a refeição que quebra o jejum deste este mês sagrado. Os participantes serão convidados a levar algo para partilhar – é esse o seu bilhete de entrada neste picnic alargado, onde não faltará música.
18h00-19h00 – Os portugueses João Silva Jordão, Maria Cabral e Rui Santiago vão explicar porque se converteram ao Islão – e como isso foi visto pela família, amigos e colegas de trabalho. A conversa conta ainda com a investigadora Vera Marques, que falará do fenómeno das conversões em Portugal.
19h15-20h35 – Exibição do filme Um Ramadão em Lisboa, realizado a 12 mãos, e recentemente exibido no IndieLisboa. Raquel Carvalheira, uma das seis realizadoras, contará depois como foi este “mergulho” na comunidade muçulmana.
20h45-22h30 – O Iftar é a refeição que quebra o jejum feito durante este mês sagrado em que os muçulmanos apenas podem comer entre o pôr e o nascer do sol. Estão todos convidados a invadir o jardim do Centro de Inovação da Mouraria – só é preciso levar algo para partilhar, como manda a tradição muçulmana nesta altura do ano.
Local: