(Re)Descobrir Teresa Sousa
Gravura - 60 anos depois
Teresa Sousa (1928-1962) foi uma artista plástica pioneira da gravura moderna em Portugal. Esta exposição, a primeira onde se apresenta publicamente uma retrospetiva da obra gravada da artista, reúne todas as gravuras produzidas entre 1956 e 1961, bem como provas únicas cuja tiragem não se chegou a concretizar.
A mostra inclui ainda trabalhos preparatórios de algumas gravuras, sobretudo desenhos, chapas e provas de estado e de ensaio.
Tendo terminado o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa com a nota máxima, em 1954, foi quando manifestou a Maria Helena Vieira da Silva o seu interesse em gravura. Por recomendação desta, Teresa iniciou os seus estudos de gravura no Atelier 17, em Paris, sob a orientação de Stanley W. Hayter, uma referência maior da gravura do século XX. A aprendizagem no Atelier 17 foi decisiva para o reconhecimento do seu trabalho de gravadora. Ao longo da sua (curta) carreira, Teresa Sousa dedicou-se a todas as técnicas de gravura, nomeadamente xilogravura, linogravura e litografia.
No dia 17 de fevereiro, às 17 horas, realiza-se uma mesa redonda com a participação de Cristina Azevedo Tavares, Fernando Rosa Dias, Joanna Latka e José de Guimarães. A moderação estará a cargo de João Carvalho.
Segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, sábado, das 9h30 às 17h30
Local: