Retrospetiva Allan Dwan
Parte I
Allan Dwan, um dos mais prolíferos realizadores da História do cinema, começou a trabalhar na década de 1910 e terminou no início do ano de 1960. Durantes este período, o cineasta terá realizado mais de 1600 filmes. A Cinemateca dedica-lhe uma retrospetiva, a mais extensa apresentada em qualquer parte do mundo até à data, onde são exibidos cerca de 60 títulos representativos de todas as fases do seu trabalho.
Allan Dwan nasceu no Canadá, em 1885, e ainda jovem mudou-se com a família para os Estados Unidos da América, onde acabou por trabalhar na indústria do cinema, ficando a ela ligado durante cinco décadas. Dawn foi um dos pioneiros do cinema e os seus filmes atravessaram todos os géneros: musical, filme de guerra, melodrama, noir, western, comédia.
Ao longo da vasta carreira trabalhou com grandes estrelas do cinema como Gloria Swanson, Barbara Stanwyck, John Wayne, Ray Milland ou a muito jovem Natalie Wood, que aos nove anos de idade protagonizou uma das suas obras-primas, Driftwood (1947). Inovador, criativo e elegante são alguns dos adjetivos que caracterizam a sua obra, que ao longo das últimas décadas tem vindo a ser valorizada por críticos e historiadores.
Programação aqui
Local: