Este evento já ocorreu.

Sábados em Família

Sessões de cinema em novembro

cinema
7 novembro a 28 novembro 2020
vários horários
Cinemateca Júnior
Sábados em Família

Em novembro, a Cinemateca Júnior dá as boas vindas às famílias com as seguintes sessões de cinema:

Onde Fica a Casa do Meu Amigo?
de Abbas Kiarostami, com Babak Ahmadpur, Ahmad Ahmadpur, Jodabajsh Defai, Mohammad
Hosein Ruhi
Irão, 1987 – 83 min / legendado em português | M/6
Leopardo de Bronze no Festival de Locarno, em 1989, o filme obteve extraordinário sucesso junto do público iraniano, e foi a obra que deu a conhecer internacionalmente Kiarostami. Homenagem ao poeta iraniano Soharabi Sepehri, cuja poesia epónima aparece logo no genérico inicial do filme. A leitura do poema convida a ser prudente na interpretação demasiado realista do filme, sugerindo, “que esta história do miúdo, em rutura e à procura de aliados, pode bem ser uma fábula ou uma parábola” (Laurent Roth).

7 nov: 15h

O Meu Tio
de Jacques Tati, com Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie
França, 1956 – 115 min / legendado em português | M/6
Talvez o mais célebre filme de Tati, protagonizado pelo alter-ego do realizador, o Sr. Hulot. MON ONCLE é uma sátira, ligeiramente passadista, da vida moderna, com particular incidência na arquitetura, o que suscita gags hilariantes numa mansão ultramoderna e pouco prática, onde se passa grande parte da ação. Incapaz de se adaptar aos novos tempos, Hulot também fracassará no trabalho. A banda sonora, um prodigioso emaranhado de ruídos e trechos de diálogos, torna quase desnecessária a compreensão da palavra.

14 nov: 10h30

O Caloiro
de Fred Newmeyer, com Harold Lloyd, Jobyna Ralston, Brooks Benedict
EUA, 1925 – 77 min / intertítulos legendados em português | M/6
Um dos maiores sucessos de bilheteira “de” Harold Lloyd e uma referência nas comédias dos anos vinte a par dos maiores êxitos de Chaplin, Keaton ou Langdon, THE FRESHMAN combina inúmeros gags com uma linha narrativa simples. Conta a história de um caloiro universitário obcecado com a popularidade. O eterno optimista peca, desta vez, por excesso de candura, mas a confiança é recuperada e premiada no fim. O filme, com gags antológicos, foi quase todo integrado na segunda antologia dos “melhores momentos” compilada e apresentada pelo
próprio Lloyd nos anos sessenta – The Funny Side of Life/O Lado Cómico da Vida – e a sequência final do jogo de futebol americano serviu de abertura a um outro filme “de” Lloyd dos anos quarenta – Mad Wednesday. Sinal de que este filme foi especialmente acarinhado pelo público e pelo seu intérprete.

Sessão acompanhada ao piano por Filipe Raposo.

21 nov: 10h30

O Caminho do Oeste
de Mike Newell, com Gabriel Byrne, Ellen Barkin, Ciaran Fitzgerald, Rúaidhrí Conroy
Irlanda, 1992 – 97 min / legendado em português | M/12
Um avô oferece aos seus dois netos um cavalo branco selvagem, de seu nome Terra da Eterna Juventude (Tir na nÓg em gaélico). Este é o gesto inicial que põe em marcha a narrativa do filme, que oscila entre o realismo social, o western e o filme fantástico nos ambientes contrastantes de um desolado bairro social de Dublin e das paisagens naturais da Irlanda. Jim Sheridan escreveu o argumento para um filme que conta no elenco com uma combinação de vedetas de Hollywood e de jovens estreantes irlandeses.

28 nov: 15h


1,10 € - crianças e jovens até aos 16 anos
3,20 € - adultos

Local: