Este evento já ocorreu.

Salomé Nascimento

Ordem das coisas

artes
7 novembro a 30 novembro 2024
vários horários
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Salomé Nascimento

O trabalho da artista Salomé Nascimento é o ponto de partida da exposição, apresentando obras que exploram elementos naturais em fusão com materiais industriais, nomeadamente plásticos reutilizados, integrados na unidade museológica.

Em diálogo com as suas intervenções no espaço, a exposição engloba obras selecionadas de três artistas convidados, provenientes de diferentes contextos: João Filipe Bugalho (Portugal, 1942), Paulina Dornfeldt (Alemanha, 1994) e Silvia Pallini (Italia, 1973). O dia da inauguração oferece ao público um trabalho performativo, ampliando assim, os caminhos de leitura da exposição.

O título é uma referência direta à obra de António Damásio – A Estranha Ordem das Coisas – dedicada ao conceito de homeostase. Princípio comum regulador da manutenção da vida, desenvolvimento e florescimento da totalidade dos organismos vivos, assim como, segundo o autor, a base das respostas sociais e culturais complexas que nesta “estranha ordem” têm a sua origem nas formas mais simples.

No dia da inauguração, 7 de novembro, as portas abrem ao público às 18 horas, com uma performance dos artistas – Live Painting e som (Diogo Lima_ aka OCTO), no átrio principal do Museu, seguida de visita à exposição.

O encerramento tem lugar dia 30, com a apresentação do trabalho de alunos das Belas Artes, desenvolvidos em formato laboratório, conduzido pela artista Salomé Nascimento ao longo desse mês com a colaboração das professoras Helena Heiias e Marta Castelo.

Com o objetivo de divulgar e explorar os conteúdos do projeto a um público mais abrangente, além da exposição, é desenvolvido um vasto programa de atividades paralelas: visitas guiadas e workshops para o público em geral, laboratório com alunos da Faculdade de Belas Artes, vários debates, conversas entre curadoras e artistas e uma conferência que contará com convidados da área científica.

Mais informações sobre a programação paralela aqui

Terça a domingo, das 10h às 17h


Ficha técnica:

Curadoria de Sofia Marçal e Katherine Sirois

Local: