Santos da Casa não Fazem Milagres
Real Ficção online
Os santos populares inspiram o programa disponibilizado online pela produtora Real Ficção. Em junho, todas as sextas-feiras, é apresentada uma obra, três de Rui Simões e uma de Stefan Lechner,que têm em comum festas, bairros e música tradicional.
Mais informação aqui
5 junho
Em Honra de São Gualter
De Rui Simões
2012, 30’
Por volta de 1213 Frei Gualter é enviado por São Francisco de Assis para Guimarães. A devoção a este frade franciscano foi crescendo e,em 1577,é fundada a irmandade de São Gualter. Desde 1906 que se celebram as Gualterianas, nova forma de festejos da cidade em honra do seu patrono.
12 junho
Alto Bairro
De Rui Simões
2014, 98’
1950, Bairro Alto. João tem 13 anos e decidiu fazer uma investida no “bairro das prostitutas”, em Lisboa. Foi o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro que também tido etapas distintas. O que resta hoje do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? A narrativa segue aqueles que o habitam e visitam. As ruas vazias do dia e a excitação da noite, numa tentativa de inscrever as memórias e expetativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.
19 junho
Vadio
De Stefan Lechner
2018, 96’
Abandonando um passado de pequenos delitos, David encontra no Fado o seu desígnio. Perseguindo incessantemente o sonho de ganhar a vida como fadista frequenta,com o seu amigo Adriano,o circuito tradicional do Fado Vadio. Mas, enquanto Adriano consegue reconhecimento e propostas de atuações pagas, David só encontra dificuldades. Decide então participar num concurso anual de fado cantando um poema da sua autoria. Uma história de amor por uma Lisboa de outros tempos e pelo fado.
26 junho
Kola San Jon
De Rui Simões
2011, 60′
Os habitantes do bairro da Cova da Moura, cabo-verdianos na sua maioria, recuperam e põem em ação uma festa tradicional do seu arquipélago de origem, um ritual característico das festas juninas. O documentário acompanha um grupo de residentes do bairro numa viagem a Cabo Verde, para celebrarem as festas de São João.