Sebastião Salgado
Génesis
A Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e a Câmara Municipal de Lisboa, trazem pela primeira vez a Lisboa uma exposição itinerante, com acesso gratuito, que faz parte do programa Arte na Rua e que tem como objetivo democratizar o acesso à arte. Este programa pretende transformar o espaço público num museu ao ar livre e levar ao público o trabalho de artistas de renome internacional. Ao retirar as obras do seu enquadramento habitual de museus e salas de exposições e misturá-las com o cenário quotidiano das cidades, democratiza-se o acesso e aproxima-se a arte das pessoas.
O local escolhido para receber as obras de Sebastião Salgado foi a zona histórica de Lisboa, junto ao Arco da Rua Augusta. A exposição fotográfica Génesis coloca o foco no mundo natural e convida a interrogarmo-nos sobre o estilo de vida humano atual e o seu impacto nos recursos naturais do Planeta.
Depois de quase três décadas de reflexão sobre os dramas e tragédias da Humanidade, o reconhecido fotógrafo brasileiro iniciou em 2004 este projeto centrado na natureza do nosso planeta.
A exposição é constituída por 38 fotografias a preto e branco e mostra paisagens, animais e pessoas que conseguiram escapar à influência do mundo moderno em regiões polares, bosques e savanas tropicais, desertos abrasadores, montanhas cobertas por glaciares e ilhas solitárias.
Local: