Sonia Navarro
Sempre
A artista espanhola de reconhecida carreira internacional, apresenta a sua primeira exposição individual intitulada Sempre. Esta é a terceira vez que a artista murciana – a viver e trabalhar em Madrid expõe em Portugal.
Sonia Navarro, conhecida pelas suas obras que desafiam os mecanismos do poder em especial as que contribuem para o estabelecimento de uma hierarquia entre géneros, relacionando as mulheres com o trabalho doméstico e a sua impossibilidade de mobilidade que levaram à luta constante das mulheres contra as convenções sociais estabelecidas.
Durante séculos o motor de trabalho feminino foram as linhas, agulhas, tecidos e tudo o que estivesse relacionado com a costura e na primeira metade do século passado, na vizinha Espanha durante a Guerra Civil, foi este trabalho executado por mulheres um dos principais meios de subsistência das famílias quando ficaram órfãs dos seus elementos masculinos: maridos, pais, irmãos, filhos…
Os últimos trabalhos que Navarro realizou têm um processo em que a cidade e a liberdade estão muito presentes através de diferentes suportes como a escultura e a instalação, a fotografia ou o desenho. A artista que trabalha em paralelo com o saber de quem conhece os materiais, viu este ano o seu trabalho reconhecido com a aquisição da sua obra pelo Museu Reina Sofia de Madrid.
Segunda a sexta, das 12h às 19h
Local: